Ouça em voz altaPausarO períneo é responsável em manter a continência urinária e fecal (segurar o xixi e o coco), também mantém a sustentação dos órgãos pélvicos e tem uma grande importância para a sexualidade.
Ouça em voz altaPausarPeríneo é uma região que fica entre o ânus e a vagina e que serve de sustentação para todos os órgãos pélvicos (bexiga, útero, reto, intestino e todo conteúdo que fica na pelve, parte baixa do abdômen).
Ouça em voz altaPausarO períneo é a parte do corpo que dá origem ao assoalho pélvico e onde o ânus e os órgãos genitais externos estão localizados. É formado por músculos e ligamentos que simulam a forma de um losango. No triângulo anterior está localizado o clitóris, a uretra e a vagina.
Ouça em voz altaPausarComo é realizada? A perineoplastia é considerada uma cirurgia simples, sem muitas complicações, feita com anestesia local que faz com que o músculo volte a exercer suas funções anteriores e normais. Consiste em uma cirurgia plástica realizada na parte externa da vagina.
Ouça em voz altaPausarFazer exercício de contração perineal pode ser a solução desse constrangimento. Deitada de lado, como mostra a figura, contraia somente a musculatura do períneo (como se estivesse segurando um pum… rsrsrs) por 6 segundos, em seguida relaxe por 10 segundos e repita esse exercício 10 vezes.
Ouça em voz altaPausarHá diferenças entre o períneo feminino e o masculino Clinicamente, na mulher consiste na região entre a entrada da vagina e o ânus; no homem, está localizado entre a raiz do pênis e o ânus.
Ouça em voz altaPausarA rotura perineal, também conhecida como laceração perineal, é um rompimento não intencional que acomete o períneo, que é a região composta por tecidos moles que separam a vagina e o ânus.
Ouça em voz altaPausarA perineoplastia é uma operação que tem como finalidade principal reparar as lesões do tecido local após partos vaginais. A cirurgia visa promover a estrutura inicial que o períneo tem antes da gravidez. Isso é possível através de técnicas cirúrgicas que reconstroem e apertam os músculos locais.