A função primária do íleo é absorver os nutrientes do quimo, ou comida digerida.
O íleo ou ileus (também íleo paralítico ou íleo adinâmico) é um problema em que os movimentos contrácteis normais da parede intestinal se detêm temporariamente.
Íleo tem um duplo significado em português; tanto se refere ao segmento distal do intestino delgado, como à síndrome de oclusão intestinal [13]. ... Ileum designa o segmento distal do intestino delgado.
Quanto a absorção, carboidratos e proteínas são absorvidos no duodeno e no jejuno, respectivamente. O jejuno também absorve a maior parte das gorduras. As funções do íleo envolvem absorção de vitamina B12, sais biliares e toda a digestão dos produtos que não foram absorvidos no duodeno e no jejuno.
A ileíte é um processo inflamatório que pode ser evidenciado na colonoscopia ou através da biópsia do íleo terminal. Pode ter várias causas, como doença inflamatória intestinal (doença de Crohn), uso de medicamentos (anti-inflamatórios, AAS, principalmente), infecções, dentre outros.
Na Doença de Crohn a dor abdominal e a diarréia freqüentemente surgem após as refeições. São comuns dores articulares (dores nas juntas), falta de apetite, perda de peso e febre. Outros sintomas precoces da doença de Crohn são lesões da região anal, incluindo hemorróidas, fissuras, fístulas e abscessos.
O íleo paralítico é a ausência temporária dos movimentos de contração muscular normais do intestino. A cirurgia abdominal e os medicamentos que interferem com os movimentos intestinais são uma causa comum. Ocorrem distensão, vômito, constipação, cólicas e perda de apetite. O diagnóstico é estabelecido por radiografia.
Como o médico diagnostica o íleo paralítico ? O médico faz o diagnóstico de íleo paralítico com base na história clínica do paciente e nos sinais apresentados no exame físico. Além disso, se baseará em análises de exames de sangue , radiografias e colonoscopias.