O fosfato é necessário para a formação dos ossos e dentes. O fosfato também é utilizado como bloco modular de várias substâncias importantes, inclusive as usadas pela célula para energia, membranas celulares e DNA (ácido desoxirribonucleico).
Na indústria nacional o fosfato bicálcico é fabricado a partir do ácido fosfórico, o qual é obtido pelo processamento da rocha fosfática, um minério rico em Fluorapatita, um mineral de Cálcio, Fósforo e Flúor.
Na química, um fosfato é um íon poliatômico ou um radical consistindo de um átomo de fósforo e quatro de oxigênio. Na forma iônica, tem a carga formal de -3, sendo denotado como PO43-.
Os polifosfatos são substâncias que aumentam a capacidade de ligação da água em carnes cozidas. O mais comum é o tripolifosfato de sódio. ... (1987), os fosfatos são, geralmente, usados em produtos cárneos para aumentar a capacidade de retenção de água, melhorar a ligação e rendimento no cozimento.
Os fosfatos são aqueles minerais que contém o grupo funcional tetraédrico (PO4)3- como unidade fundamental estrutural. ... A apatita é o único dos fosfatos que pode ser considerado comum, sendo possíveis inúmeras substituições nos sítios atômicos da sua complexa estrutura. Fosfatos, arseniatos e vanadatos: Apatita.
Um fosfato, constituído por um ânion trivalente contendo um átomo de fósforo e quatro átomos de oxigênio (PO43-), representa um grupo de compostos derivados do elemento químico fósforo, os quais também podem ser definidos como sais inorgânicos ou ésteres do ácido fosfórico (h2PO4), o ácido mais importante daqueles ...
Os principais alimentos ricos em fósforo são as sementes de girassol e de abóbora, as frutas secas, peixes como sardinha, as carnes e os laticínios. O fósforo também é utilizado como aditivo alimentar na forma de sais de fosfato que se encontram em bebidas gaseificadas e enlatados, por exemplo.
Os sais de fosfato se utilizam como fonte de fósforo. Costumam ser utilizadas em caso de níveis baixos de fosfato no sangue e também de níveis muito elevados de cálcio no sangue e inclusive para prevenir a formação de cálculos renais.
Um átomo de fósforo (15P31) eletricamente neutro possui 15 prótons, 15 elétrons e 16 nêutrons (n = A – Z = 31 – 15 = 16). A carga elétrica desse átomo é +15 – 15 = 0. Ao ganhar 3 elétrons, ele transforma-se no ânion fosfeto (P3-), passando a possuir 15 prótons, 18 elétrons e 16 nêutrons.