Em anatomia, foramen magnum ou forame magno é a grande abertura através do osso occipital localizada no centro da fossa posterior do neurocrânio. É o maior dos forâmens do crânio e comunica a cavidade craniana com o canal vertebral.
FORAME LÁCERO: NÃO PASSA NENHUMA ESTRUTURA. FORAME JUGULAR: NERVO GLOSSOFARÍNGEO, VAGO, ACESSÓRIO E VEIA JUGULAR INTERNA. FORAME ESTILOMASTÓIDEO: NERVO FACIAL. FORAME MAGNO: PARTE DO NERVO ACESSÓRIO, ARTÉRIA VERTEBRAL, MENINGES, MEDULA ESPINHAL.
A veia jugular interna, principal via de drenagem venosa do cérebro, e três nervos cranianos, o nervo glossofaríngeo ou o nervo craniano IX, o nervo vago ou o nervo craniano X e o nervo acessório ou craniano XI, atravessam o forame jugular, também chamado forame lacerum posterior, 3.
O canal do hipoglosso envolve o nervo hipoglosso (NC XII). O forame magno é o maior forame em todo o crânio, e contém o bulbo, as artérias vertebrais e as raízes espinhais dos nervos espinhais acessórios (NC XI).
Forame nutrício é o nome dado a abertura no osso, forame, por onde penetram os vasos sangüineos responsáveis pela vascularização e entrega de nutrientes para o osso (nutrição). Intercomunicantes com os canais de Havers e Volkmann, por onde passarão estes mesmos vasos sanguíneos.
O nervo maxilar e seus ramos. O Nervo Maxilar é um dos ramos do Nervo Trigêmeo (V Par Craniano). Ele tem origem dentro do crânio, no gânglio trigeminal, e sai do crânio pelo forâme redondo.
O côndilo occipital é uma formação óssea da base do crânio que apresenta forma oval e se articula com a 1ª vértebra cervical.
nervo alveolar inferior O forame da mandíbula é uma abertura do canal da mandíbula. O forame é a entrada do canal, é por ele que passam os vasos e o nervo alveolar inferior, antes de entrarem no canal da mandíbula.