Fertilizantes ou adubos (sintéticos ou orgânicos) são qualquer tipo de substância aplicada ao solo ou tecidos vegetais (geralmente as folhas) para prover um ou mais nutrientes essenciais ao crescimento das plantas. São aplicados na agricultura com o intuito de melhorar a produção.
O adubo orgânico é constituído de resíduos de origem animal e vegetal como folhas secas, gramas, restos vegetais, restos de alimentos, esterco animal e tudo mais que se decompõem. ... Esses materiais sofrem decomposição e podem ser produzidos pelo homem por meio da compostagem.
Tipos de adubos orgânicos
Chamamos de adubação o processo de cultivo extremamente importante para diversas áreas da agricultura, seja a produção de alimentos ou fins de plantio. Essa etapa tem o objetivo de aumentar a disponibilidade de determinados nutrientes no solo.
O Que é e Qual a Importância da Adubação É aí que entra a adubação, que nada mais é do que devolver ao solo os nutrientes enviados à plantação. Os adubos dividem-se em dois grupos: Adubos Orgânicos – São insumos com grande valor nutricional provenientes de matéria orgânica de origem animal ou vegetal.
A função do fertilizante é proporcionar às plantas um crescimento mais bonito, rápido e saudável, graças aos altos níveis de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e até magnésio em sua composição. Isso através da nutrição direta das plantas e indireta do solo.
Os fertilizantes ou adubos são qualquer tipo de substância aplicada ao solo ou tecidos vegetais para fixar um ou mais nutrientes essenciais ao crescimento das plantas. Geralmente, são aplicados na agricultura com o objetivo de melhorar a produção.
Os adubos orgânicos são aqueles formados por matéria de origem animal e vegetal. Já os adubos inorgânicos são obtidos a partir de extração mineral ou refino de petróleo.
O adubo orgânico é obtido através do processo de compostagem e comumente utilizado para fornecer nutrientes ao solo, contribuindo para o melhor desenvolvimento das plantações, sem aditivos químicos. ... São produzidos por ano 80 mil toneladas de fertilizantes. "Todo o organismo vivo e não tóxico pode virar adubo orgânico.