Pelas características do diodo zener, ele pode ser usado como regulador de tensão em circuitos de fontes estabilizadas e até na implementação de circuitos clipadores.
Veja um exemplo de cálculo de potência para dissipação de diodo zener: se a tensão de trabalho do diodo zener é igual a seis 6,2 volts, e a corrente que atravessa o diodo é 12 mA o cálculo é feito da seguinte maneira: PZ = 6,2V x 12mA = 74,4mW.
O diodo zener, é projetado para trabalhar sempre sendo inversamente polarizado, com um objetivo: a partir do momento que a tensão de ruptura do componente é atingida, a tensão fica constante, de forma que ele funciona como um regulador de tensão. ... Quando polarizado diretamente, o zener se comporta como um diodo comum.
Para que ocorra o efeito estabilizador de tensão é necessário que o diodo zener trabalhe dentro da zona de ruptura, respeitando-se as especificações da corrente máxima e de corrente mínima, para que a tensão não sofra variações nos seus terminais, para isto é utilizada um resistor limitador (figura 8), que garante as ...
Por exemplo, para obter 15 V, pode-se ligar um diodo de 6,8 V em série com um de 8,1 V mas deve-se evitar o uso de um de 12 V com um de 3,1 V. Para que um diodo zener opere satisfatoriamente, a corrente nele deve ser tal que ele fique entre 10% e 80% da sua dissipação. Nessas condições sua operação é mais estável.
O diodo semicondutor é um dispositivo eletrônico feito de silício ou germânio que tem como função transformar corrente alternada em corrente contínua.
Com um multímetro na escala de ohms, meça o valor da resistência, use a fórmula P=V²/R.
A maneira mais fácil e óbvia de descobrir a tensão de um diodo Zener é olhar o código impresso ou as faixas coloridas no corpo do mesmo e consultar a Internet.
O que este circuito faz é regular a tensão de saída de uma fonte por derivação (shunt), desviando a corrente para a terra através de Q1 de modo que ele funcione como uma carga variável mantendo constante a tensão na carga.
Na falta de um diodo retificador comum, podemos usar um diodo zener na mesma função. Basta que sua corrente esteja de acordo com o exigido pelo projeto e que seu valor seja maior do que a tensão de pico alternada de entrada.