Ouça em voz altaPausarOs aminoácidos são partículas que compõe as proteínas e podem ser divididas em dois grupos: os não-essenciais e os essenciais. Compostos por 20 tipos diferentes, eles são responsáveis pelo funcionamento correto do organismo, bem como na formação de músculos, enzimas, células do sistema imunológico, entre outras coisas.
Ouça em voz altaPausarOs aminoácidos são os blocos de construção das proteínas. Existem 100,000 tipos de proteínas compostas por apenas 20 aminoácidos. Vinte tipos de aminoácidos constituem as proteínas do corpo humano.
Aminoácidos essenciais
Ouça em voz altaPausarOs aminoácidos são moléculas orgânicas que possuem, pelo menos, um grupo amina - NH2 e um grupo carboxila - COOH em sua estrutura. Os aminoácidos são utilizados na síntese de proteínas, as quais constituem músculos, tendões, cartilagens, tecido conjuntivo, unhas e cabelos, além de alguns hormônios.
Ouça em voz altaPausarOs aminoácidos são importantes compostos para o corpo humano, porque são eles os responsáveis pela formação das proteínas. São basicamente 20 tipos, divididos em aminoácidos não essenciais e essenciais. Os não essenciais são aqueles produzidos pelo próprio organismo.
Ouça em voz altaPausarPara que servem os aminoácidos essenciais? Cada um dos aminoácidos essenciais tem funções específicas e vitais para o bom funcionamento do organismo. Eles são necessários para a construção de tecidos, músculos, alguns hormônios e enzimas. São adquiridos por meio dos alimentos ou da suplementação.
Ouça em voz altaPausarAminoácidos são a fonte da formação da proteína, ou seja, pequenas moléculas que unidas ajudam a manter a estrutura do nosso corpo e também atuam na construção e bom funcionamento de nossos órgãos. Além disso, muitos aminoácidos podem ser consumidos como fonte de energia como, por exemplo, em situações de inanição.
Ouça em voz altaPausarAminoácidos são nutrientes que executam diversas funções importantes para o nosso organismo, eles basicamente são essenciais para o desenvolvimento cerebral, celular e ósseo.
Ouça em voz altaPausarOs outros nove - histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina - são os chamados aminoácidos essenciais. Como não podem ser sintetizados pelo corpo humano, temos de conseguí-los por meio dos alimentos.
Ouça em voz altaPausarOs aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo não consegue produzir e devem fazer parte da alimentação diária. Ao todo, são nove (histidina, isoleucina, leucina, valina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano), que se unem aos 11 não essenciais, aqueles sintetizados pelo corpo humano.