Ouça em voz altaPausarEle tem função de delimitar, classificar e organizar o universo dos livros e dos discursos.
Ouça em voz altaPausarMichel Foucault utiliza em sua conferência denominada "O que é um autor?" a seguinte frase: "Que importa quem fala, disse alguém, que importa quem fala". Sua intenção é retratar nestas palavras certa indiferença que constitui para ele o princípio ético fundamental da escrita contemporânea.
Ouça em voz altaPausarO autor, enfim, é um certo foco de expressão que, sob formas mais ou menos acabadas, manifesta-se da mesma maneira, e com o mesmo valor, em obras, rascunhos, cartas, fragmentos etc.
Ouça em voz altaPausarO autor é aquele que escreve e publica seus livros, despertando assim o desejo e interesse de leitores por sua obra, e passa a ser reconhecido no mundo literário. Ou seja, além do interesse pela escrita, também há um interesse mercadológico.
Ouça em voz altaPausarO autor de uma peça de teatro é o responsável por elaborar todo o roteiro, história e falas dos personagens, dessa forma a peça de inicia nas mãos do autor e após efetuado todo seu trabalho a obra está pronta para ser vivida nos palcos.
Ouça em voz altaPausarPesquise por uma parte do texto no Google para ver se encontra o autor original. Se o site que você está visitando não for ético, ele talvez esteja exibindo informações copiadas de outra fonte. Copie e cole um parágrafo do texto no Google para ver se consegue descobrir quem é o autor original.
Ouça em voz altaPausarO autor do texto critica o fato de que a ideia mais comum sobre a história hoje é que ela é feita para descobrir sobre o passado. Ele defende ainda que na verdade o grande objeto da história é o homem e as suas ações ao longo do tempo.
Ouça em voz altaPausarNo texto "Amanhã Será Melhor Que Hoje, de Cláudia Rodrigues" a autora indica que o importante é que cada ano possamos tirar algo especial para guardar, com um novo aprendizado. E assim será... cada ano que se passa tiramos algo de especial para guardar. Todo ano temos aprendizado novo.
Ouça em voz altaPausarA ideia da morte do autor desenvolvida por Roland Barthes pode ser entendida como apagamento de seu rastro ou da diminuição radical de seu protagonismo ou autoridade na materialidade de alguns textos.
Ouça em voz altaPausarA questão da autoria, em uma pers- pectiva discursiva, é uma continuidade do sujeito, responsável pela organização do sentido e pela unidade de um texto. O autor é posto como uma função da noção sujeito.