A hemaglutinina (HA) é uma proteína que se situa na camada mais externa do vírus, o envelope. Ela reconhece um açúcar da nossa membrana celular, o ácido siálico, e é a responsável pelo reconhecimento e ligação do vírus a nossas células do sistema respiratório.
Influenza A subtipo H1N1, também conhecido como A (H1N1), é um subtipo de Influenzavirus A e a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos. A letra H refere-se à proteína hemaglutinina e a letra N à proteína neuraminidase.
Entendendo a influenza Além disso, esse mesmo vírus pode ter proteínas em sua superfície, que são identifi- cadas através de letras. No caso da nova gripe, as letras H e N em seu nome significam Hemaglobulina e Neuramidase, as duas proteínas presentes na superfície do vírus influenza de tipo A.
São vírus RNA de hélice única e subdividem-se em três tipos: A, B e C, de acordo com sua diversidade antigênica. Os dois primeiros, principalmente os vírus influenza A, são altamente transmissíveis e mutáveis, causando maior morbidade e mortalidade e, por isto, merecem destaque em saúde pública.
"A hemaglutinina é a proteína responsável pela adesão do vírus e pelo seu primeiro contato com a célula, enquanto a neuraminidase faz com que o vírus penetre e se replique na célula", disse.
Além de aglutinar hemácias (glóbulos vermelhos do sangue). Neuraminidase: também exerce a função de reconhecimento, mas auxilia o vírus a deixar a célula que ele invadiu.
A Neuraminidase Viral é um tipo de neuraminidase encontrada na superfície do vírus Influenza que permite com que o vírus seja liberado da célula hospedeira. Essa enzima é requerida no processo de replicação do microrganismo.
Esse é a variação de vírus da gripe responsável por causar a gripe suína. Ela recebeu esse nome por afetar porcos ao mesmo tempo em que afetava os seres humanos, mas o vírus H1N1 é, na verdade, uma combinação de diferentes tipos de vírus influenza, inclusive com a participação do vírus da gripe aviária.
O H10N3 é um subtipo do vírus Influenza A, que é causador da gripe aviária. O micróbio é letal para aves selvagens e domésticas, sendo transmitido entre os próprios animais por meio de gotículas respiratórias.
Gripe: É causada pelo vírus influenza. Seus sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço. Entre o segundo e o quarto dias os sintomas do corpo tendem a diminuir enquanto os sintomas respiratórios aumentam, aparecendo com freqüência uma tosse seca.