Elas têm funções no transporte de metais, lipídeos e bilirrubina, bem como papel na imunidade (fração gama). As globulinas são indicadores limitados do metabolismo protéico, tendo mais importância como indicadores de processos inflamatórios.
substantivo feminino Proteína que entra na composição do plasma do sangue. Os cientistas classificam a globulina em três frações: alfa, beta e gama. Cada fração, especialmente a gama, contém anticorpos, que protegem contra as infecções.
Gama-globulina Aumento de gama-globulina: O aumento das proteínas da fração de gama-globulinas acontecem frente a infecções, inflamações e doenças autoimunes, como artrite reumatoide. Além disso, pode haver aumento em caso de linfoma, cirrose e mieloma múltiplo.
Significado de Gamaglobulina substantivo feminino Proteína do plasma sanguíneo, de alto peso molecular, e que atua como suporte dos anticorpos.
Por eletroforese, é possível separar globulinas plasmáticas em várias classes: alfa 1 globulinas, alfa 2 globulinas, beta globulinas e gama globulinas. Cada fração, especialmente a gama, contém imunoglobulinas ou anticorpos circulantes que protegem contra as infecções.
Elevação das proteínas totais geralmente decorre do aumento da produção de anticorpos em algumas doenças infecciosas ou em alguns tipos de câncer, em especial o mieloma múltiplo.
No exame de proteínas totais e frações são medidas as quantidades de proteínas presentes na circulação sanguínea do indivíduo, permitindo mensurar os valores de componentes como albumina e globulina, além dos valores totais de proteína.
Altos níveis de globulinas estão associados a doenças infecciosas ou a vacinações recentes. As globulinas aumentam com a idade, talvez por maior "experiência" imunológica, e durante a gestação.