A principal função da auxina é realizar movimento na planta, permitindo que a ação do sol sobre ela seja bem aproveitada. Além de atuar promovendo essa movimentação, a auxina é uma substância fundamental para o desenvolvimento do caule, raízes e frutos. ... As plantas faziam um movimento de curvatura na presença de luz.
As auxinas são os fitormônios, ou hormônios vegetais, mais importantes das plantas. Além das plantas, esses hormônios podem ser encontrados também em fungos, bactérias e algas. Dentre as atividades fisiológicas das auxinas, podemos destacar como a principal a regulação do crescimento dos vegetais.
A auxina produzida pelo ápice do caule segue em direção a sua base. Nesse movimento, inibe o crescimento das gemas laterais. À medida que a planta cresce e a gema apical afasta-se das laterais, a inibição é reduzida, permitindo que as gemas laterais mais distantes desenvolvam-se.
As auxinas apresentam efeitos notáveis em quase todas as etapas do desenvolvimento e crescimento vegetal. Atuam no desenvolvimento dos frutos e sua presença no ápice caulinar exerce uma forte inibição no crescimento das gemas laterais, mantendo-as dormente, efeito chamado de dominância apical.
O hormônio em questão atua principalmente no crescimento do caule e das folhas dos vegetais, regulando sua altura, sendo também importante no desenvolvimento dos frutos, na floração e no retardamento do envelhecimento dos tecidos vegetais. ...
O ácido abscísico é um hormônio encontrado em briófitas (com exceção das hepáticas), pteridófitas, vegetais superiores e fungos. Ele atua no retardamento do crescimento e desenvolvimento desses organismos.
As auxinas são hormônios vegetais que controlam os movimentos das plantas em resposta à luz (fototropismo). ... Esses hormônios são, ainda, responsáveis pela formação de raízes adventícias; estimulam o ovário da planta para que se forme o fruto; e inibem as gemas laterais das plantas (dominância apical).
É produzida nas extremidades do caule, folhas jovens e em sementes em desenvolvimento. Plantas estimuladas com auxina apresentam forte dominância apical, com poucos ramos laterais e desenvolvimento de frutos sem sementes.
O fototropismo ocorre devido à ação da auxina. Quando uma fonte luminosa surge de maneira unilateral, iluminando apenas um lado do caule de uma planta, acontece a migração da auxina para o lado não iluminado. Nesse local, a auxina atua para levar ao alongamento das células.
A aplicação de auxinas sobre a superfície do caule promove a formação de raízes adventícias, o que é útil na propagação vegetativa por meio de estacas. O nível de auxinas nos tecidos do ovário sobe sensivelmente por ocasião da fecundação, promovendo o desenvolvimento do fruto.