Fração de ejeção é a porcentagem de sangue do ventrículo esquerdo que é ejetada a cada batimento cardíaco. Seu valor considerado normal pelo método de Ecocardiograma é acima de 55%, portanto a fração de ejeção acima de 70% também é considerada normal.
A Fração de Ejecção de Ventrículo Esquerdo (FEVE) é o termo utilizado para conhecer a porcentagem de bombeamento do nosso coração em cada batida.
Insuficiência cardíaca sistólica ou com fração de ejeção reduzida: isto significa que os ventrículos do coração não se contraem adequadamente durante cada batimento cardíaco de modo que o sangue não é adequadamente bombeado para fora do coração.
insuficiência cardíaca com FEVE intermédia: a capacidade de bombear sangue está ligeiramente diminuída, o que acontece quando o valor de FEVE está entre 40 e 49% insuficiência cardíaca com FEVE preservada/normal: quando o coração bombeia normalmente o sangue.
Medicações que Aumentam a Fração de Ejeção As principais medicações para Aumentar a Fração de Ejeção, são: Inibidores da ECA ou Bloqueadores ARA. Aldactone. Betabloqueadores.
A fração de ejeção pode ser medida com técnicas de imagem, incluindo: Ecocardiograma: Durante um ecocardiograma, as ondas sonoras são usadas para produzir imagens do seu coração e o sangue bombeando através de seu coração. Este é o método mais comum para avaliar a fração de ejeção.
Outros parâmetros funcionais e importantes para o diagnóstico podem ser analisados: a) A Fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE) em repouso varia de 45 a 50% (com o esforço estresse), há um incremento de cinco ou mais pontos percentuais.
Quais são os tipos de Insuficiência Cardíaca (IC)?
1,17,19,20 FEVE indica fração de ejeção do ventrículo esquerdo; RCE indica retorno à circulação espontânea.
Mas o que é a fração de ejeção? É o percentual de sangue que o ventrículo ejeta para a aorta na sístole. Assim, Se no final da diástole o ventrículo tem 100 mL de sangue e no final da sístole tem 40 mL, subentende-se que 60mL de sangue foram ejetados para a aorta.