A fórmula molecular é aquela que mostra quais são os elementos que formam determinada substância e o número exato de átomos de cada elemento que está presente em uma molécula dessa substância.
A fórmula molecular indica o número real de átomos de cada tipo de elemento químico que aparece na molécula. Por exemplo, a fórmula molecular da água é H2O, o que significa que em cada molécula de água há dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio.
A fórmula molecular mostra como os elementos químicos de sua cadeia estão ligados mostrando também o numero de átomos na mesma. Com relação a fórmula minima é a mesma cadeia mais mostrando somente a quantidade de átomos de cada elemento assim você teria que decifrar e montar está cadeia por si propiá.
Cálculo da Fórmula Mínima ou Empírica: Para determinar a fórmula empírica de um composto é necessário saber primeiro qual é a sua fórmula percentual ou centesimal. Isso pode ser feito medindo a massa de cada elemento em 100g de uma amostra.
O sistema de Hill (ou notação de Hill) é um sistema de escrita de fórmulas químicas no qual a quantidade de carbono é indicada primeiro, seguida pela quantidade de hidrogênio, e então a quantidade dos demais elementos químicos sequencialmente em ordem alfabética dos símbolos químicos.
A fórmula molecular é a demonstração gráfica mais simples dos elementos químicos. É feita por letras que representam os elementos e números que representam a quantidade de átomo, chamando de índice. Como mostra a imagem, o número dois indica que a água é formada por dois átomos de Hidrogênio e 1 átomo de Oxigênio.
Para determinar a fórmula empírica ou fórmula mínima, devemos seguir estes dois passos:
A fórmula mínima ou empírica indica a menor proporção, em números inteiros de mol, dos átomos dos elementos que constituem uma substância. Por exemplo, a fórmula molecular do peróxido de hidrogênio, cuja solução aquosa é mais conhecida como água oxigenada, é H2O2 e sua fórmula mínima é HO.
Então, para saber a proporção mínima em números inteiros, você deverá dividir o número de mols de cada elemento pelo menor número entre eles. Se ainda assim for obtido algum número decimal, você poderá multiplicar os números de mols de cada elemento por algum número inteiro positivo e pequeno, como 2 ou 3.