Nh2 Amoníaco/Fórmula
A amônia (Nh2 N H 3 ) é produzida industrialmente pela reação dos gases nitrogênio (N2 ) e hidrogênio (H2 ) em condições adequadas de temperatura e pressão.
Podemos determinar a polaridade de uma molécula utilizando a soma dos vetores momento dipolar (μR). Um vetor momento dipolar é uma seta que indica para qual átomo os elétrons de uma ligação estão deslocando-se (eletronegatividade). Quando a soma vetorial é zero, molécula apolar.
A amônia é um composto inorgânico incolor de nitrogênio e hidrogênio com a fórmula Nh2, geralmente em forma gasosa com um odor pungente característico. A amônia é irritante para a pele, olhos, nariz, garganta e pulmões. ... A maior parte da amônia produzida em fábricas químicas é utilizada para fazer fertilizantes.
Tem apenas uma ligação covalente que são as três ligações N-H presente na molécula.
Ciclo da ureia ou Ciclo da Ornitina, é um ciclo de reações bioquímicas que ocorrem nos animais terrestres para produzir ureia [NH2-CO-NH2-] a partir de amoníaco (Nh2-). Ocorre parte nas mitocôndrias e parte no citoplasma principalmente dos hepatócitos (células do fígado), mas também, em menor grau, nos rins.
A amônia é uma molécula de forma geométrica piramidal, formada por átomos de hidrogênio e nitrogênio. É uma molécula polar, ou seja, o seu momento dipolar é diferente de zero.
Todas as ligações dos compostos orgânicos são covalentes, assim, se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamento de carga, ela será polar; mas se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolar.
Nesse caso, nós podemos ter as duas possibilidades: ligação covalente polar e ligação covalente apolar. Para determinar a polaridade desse tipo de ligação temos que analisar a eletronegatividade dos átomos dos elementos ligantes.