Os anglicanos acreditam na Santíssima Trindade e seguem, como todos os cristãos, as Sagradas Escrituras. Entre o catolicismo e o protestantismo, escolheram o caminho do meio. Dos católicos, pegaram a sua hierarquia de padres, bispos e arcebispos.
A principal diferença entre a Católica Romana, a Anglicana tradicional e a Católica Anglicana é que a nossa é mais inclusiva. ... A nossa Igreja tem sucessão apostólica, isso quer dizer que, desde São Pedro, são bispos sagrando bispos e bispos ordenando diáconos e padres sem cortar esta sucessão.
O anglicanismo preservara os moldes hierárquicos e a adoração aos santos católicos. No que se refere às suas doutrinas, o anglicanismo incorporou alguns princípios calvinistas.
Manutenção de dois sacramentos: o batismo e a eucaristia. Culto celebrado em inglês. Liturgia (cerimônia religiosa) semelhante à do catolicismo. Hierarquia eclesiástica semelhante à do catolicismo, menos o papa, pois o chefe da Igreja anglicana era o próprio rei.
Anglicanismo é a designação de uma tradição dentro do Cristianismo que inclui a Igreja da Inglaterra e outras igrejas historicamente ligadas àquela ou que têm crenças, práticas e estruturas semelhantes. ... Os adeptos do Anglicanismo são designados por anglicanos.
Os anglicanos expressam sua fé nas palavras de dois credos históricos do cristianismo: o Apostólico e o Niceno. Além disso, acreditam que o Espírito Santo guia os homens e mulheres na busca da verdade, capacitando a igreja a relacionar a verdade humana à verdade de Deus, revelada em Jesus Cristo.
Anglicanismo é a designação de uma tradição dentro do Cristianismo que inclui a Igreja da Inglaterra e outras igrejas historicamente ligadas àquela ou que têm crenças, práticas e estruturas semelhantes. ... A grande maioria dos anglicanos é membro de igrejas que fazem parte da Comunhão Anglicana internacional.
A Igreja da Inglaterra (em inglês: Church of England), também denominada Igreja Anglicana, é a igreja nacional e de denominação cristã estabelecida oficialmente na Inglaterra, a matriz principal da atual Comunhão Anglicana internacional, bem como é membro-fundador da Comunhão de Porvoo.
A linha de pensamento do rei entrou em conflito com o Parlamento em 1604. Os puritanos o confrontaram exigindo a reforma da Igreja Anglicana - com a retirada dos rituais - ao mesmo tempo em que os pequenos burgueses pleiteavam mais influência política.
Ficou conhecida pelo nome de reforma anglicana a decisão do rei inglês rei Henrique VIII, de mudar a religião oficial do país, tornando oficial uma igreja criada especialmente para tal propósito, com ritos similares ao do catolicismo, mas que teria como chefe supremo o monarca inglês no lugar do papa.