Enquanto o ecumenismo diz respeito ao diálogo entre Igreja cristãs, o diálogo inter-religioso busca uma relação de diálogo e respeito entre religiões e grupos religiosos.
No ecumenismo, é a desunião de fato existente e a vontade firme de superá-la; no diálogo interreligioso, trata-se de uma diferença que não aponta para a unidade, mas para a vontade de compreender e respeitá-la no seu valor salvífico.
Ecumenismo é a busca da unidade entre todas as igrejas cristãs. ... A ideia de ecumenismo é exatamente reunir o mundo cristão. Na prática, porém, o movimento compreende diversas religiões inclusive aquela não cristã.
Diálogo inter-religioso é a ideia de que as diferentes religiões do mundo devem evitar a busca pela supremacia mundial e, ao invés disso, devem dialogar e se respeitar mutuamente, procurando evitar conflitos com motivação religiosa.
Três principais posturas são perceptíveis frente ao pluralismo religioso atual: 1) resistência e oposição, com tendências de exclusivismo e fundamentalismo; 2) to- lerância, uma vez que não se pode impedir a livre manifestação de cada pessoa ou grupo, mas sem o reconhecimento dos valores do outro; 3) acolhida, ...
O CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil), publicou esse documento, bastante ponderado, mostrando a posição desse Conselho, formado por cristãos de várias denominações, sobre a Declaração "Dominus Iesus".
Há quatro níveis ou formas de diálogo: nível existencial; místico; ético; e teológico.
Do ponto de vista do Cristianismo, pode-se dizer que o ecumenismo é um movimento entre diversas denominações cristãs na busca do diálogo e cooperação comum, buscando superar as divergências históricas e culturais, a partir de uma reconciliação cristã que aceite a diversidade entre as igrejas.
RESUMO: O pluralismo religioso é um fenômeno da sociedade moderna que desafia o ser humano à viver de forma respeitosa com o diferente. É um novo paradigma que abre espaço às diversas cosmovisões religiosas, que por meio do diálogo e alteridade busca o entendimento, a paz e a tolerância entre os indivíduos.
Porque as pessoas têm a necessidade de participar de algo bem maior do que elas mesmas. Nesse sentido, a religião vem como um meio que é capaz de unir pessoas que possuem a mesma afinidade com as crenças e símbolos praticados nas escrituras consideradas sagradas (das mais variadas religiões espalhadas pelo mundo).