Compostos por paisagens irregulares, os planaltos são relevos característicos de áreas com altitudes elevadas. São exemplos o Planalto do Tibete e o Planalto Central no Brasil. Planaltos são formas de relevo que apresentam superfícies mais ou menos planas e geralmente acidentadas e irregulares.
substantivo masculino Superfície plana ou com poucos desníveis, elevada e circundada por vales: o planalto é uma conhecida forma de relevo. ... Etimologia (origem da palavra planalto). Plan(o) + alto.
Os planaltos são superfícies planas localizadas no cume de montes ou montanhas, com mais de 300 metros de altura em relação ao nível do mar. As planícies, por sua vez, são superfícies totalmente planas, que estão localizadas no mesmo nível do mar, sem grande variação de altitude.
Já "planalto" vem do Latim PLANUS, "plano", do I-E. PELA-, "estendido, amplo".
Planalto – ao contrário do que o nome sugere, é uma superfície irregular com altitude acima de 300 metros. É o produto da erosão sobre as rochas cristalinas ou sedimentares. Pode ter morros, serras ou elevações íngremes de topo plano (chapadas). ... Montanha – é uma forma de relevo que se caracteriza pela elevada altitude.
Planalto sedimentar O processo que dá origem a esse tipo de relevo está diretamente relacionado à atividade das placas tectônicas, ou tectonismo. Como o próprio nome diz, são formados por rochas sedimentares que advêm das forças de transformação interna, ou endógenas.
planalto central brasileiro O planalto central brasileiro é uma grande área plana e alta (platô) que está localizada em diversos estados brasileiros. A capital do Brasil, Brasília, está localizada no planalto central.
Os planaltos e planícies são as formas de relevo mais comuns em nosso planeta. Exemplos: Planície Litorânea, Planície Amazônica e Planície do Pantanal. As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. ... As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões.
Planícies representam formas de relevo situadas a poucos metros do nível do mar. Normalmente suas superfícies são planas e pouco acidentadas, compondo áreas de sedimentação. ... Suas superfícies são pouco acidentadas e normalmente planas. Forma-se pelo acúmulo de sedimentos provenientes de áreas mais altas que a rodeiam.