1. Energia vital de cada ser, entre os iorubas. 2. [Brasil] [ Religião ] Força, energia sagrada de cada orixá.
Desejar "muito axé!" significa pedir aos deuses que deem energia, ânimo, vitalidade para que seja possível realizar o que desejamos e com muita fé. Axé é energia de vida, é amor e paz. Muito axé pra você!
Significado de Saravá Saravá é uma interjeição que tem o mesmo significado que uma saudação, normalmente utilizada entre os participantes de cultos afro-brasileiros, como a umbanda e o candomblé.
Prana é a energia vital que permeia todo o Universo, incluindo nós, humanos. Em sânscrito, significa "energia absoluta"; é o princípio de energia ou força, o princípio ativo da vida ou força vital.
A principal característica do Gênero Musical Axé é o estilo de música de micareta e a mistura de elementos do samba -reggae, do pop, do rock, do frevo e estilos latinos. Geralmente usa guitarra, bateria, baixo, teclados e instrumentos de percussão (tipo timbau, repique, etc.).
Axé, na língua iorubá, significa poder, energia ou força presentes em cada ser ou em cada coisa. Nas religiões afro-brasileiras, o termo representa a energia sagrada dos orixás. O axé pode ser representado por um objeto ou um ser que será carregado com a energia dos espíritos homenageados em um ritual religioso.
Atualmente o candomblé reúne cerca de 3 milhões de adeptos em todo o mundo. Uma das religiões africanas mais praticadas no mundo, seus seguidores se espalham pela América e pela Europa, mas é no Brasil que está o maior número de praticantes do Candomblé.
Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").
Saravá é uma interjeição utilizada como forma de saudação usada no Brasil. De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, o termo originou-se na fala de africanos escravizados falantes de línguas bantas pela forma como pronunciavam a palavra "salvar" (salavá > saravá).