Radiações ou raios que estão situados para além do extremo violeta do espetro luminoso. Radiação ultravioleta (entre 3 nm) utilizada como bronzeador. É carcinogénica.
Isso ocorre devido à omissão da expressão "cor de" – sapatos(cor de) cinza –, passando o substantivo a exercer a função de adjetivo. Assim, o correto é raios ultravioleta.
Eles são emitidos pelo Sol e, em excesso, provocam envelhecimento da pele, queimaduras e até câncer. Já os equipamentos que estamos abordando recorrem aos raios UVC para eliminar germes do ambiente. Eles também são emanados pela luz solar, mas a maior parte fica retida na camada de ozônio.
Em se tratando de saúde humana, os raios ultravioleta trazem alguns sérios danos. Os raios UVA, embora não causem queimaduras, são capazes de penetrar nas camadas mais profundas da pele e danificam as fibras de colágeno e elastina, causando o envelhecimento precoce.
A radiação ultravioleta (UV) é a radiação eletromagnética ou os raios ultravioleta com um comprimento de onda menor que a da luz visível e maior que a dos raios X, de 380 nm a 1 nm. ... Como exemplo, o UVA começa em torno de 410 nm e termina em 315 nm. O UVB começa em 330 nm e termina em 270 nm aproximadamente.
A radiação ultravioleta também é utilizada em diversas áreas e objetos do nosso cotidiano. As lâmpadas fluorescentes emitem raios UV, que são filtrados por uma camada interna e transformados em luz visível; por não produzir calor, essas lâmpadas também são chamadas de "luz fria".
Além de provocar reações imediatas como o bronzeamento, queimaduras e alergias, os efeitos observados tardiamente em decorrência do acúmulo dessa radiação recebida podem ser graves: envelhecimento da pele e alterações celulares que podem desencadear o desenvolvimento do câncer de pele.
Apesar de não causarem queimaduras, os raios ultravioleta do tipo UVA causam sérios danos nas fibras de colágeno e elastina, causando o envelhecimento precoce, pois conseguem atingir as camadas mais profundas da pele. Os do tipo UVB causam queimaduras na pele e vermelhidão.
Tem mais depois da publicidade ;) Apenas a radiação UV-B oferece riscos à saúde humana, sendo que a radiação UV-A não é absorvida pela atmosfera, já a UV-C é totalmente absorvida pela atmosfera terrestre e por isso não participa das medidas feitas na superfície da Terra.
Através de fontes artificiais, a radiação UVC é aplicada na esterilização de materiais cirúrgicos e em processos de tratamento de água, graças à sua propriedade bactericida. Em se tratando de saúde humana, os raios ultravioleta trazem alguns sérios danos.