Significado de Rosto substantivo masculino Parte anterior da cabeça, limitada pelos cabelos, orelhas e parte inferior do queixo; cara; face, fisionomia, semblante. A parte da medalha oposta ao anverso.
Rostos é o plural de rosto. O mesmo que: caras, rostros.
Semblante significa o aspecto e aparência do rosto de alguém, através do qual é possível expressar vários tipos de sentimentos e sensações, como a tristeza, a dor, a felicidade e etc.
Adjetivo DerivadoPALAVRA PRIMITIVAADJETIVO DERIVADOLOCUÇÃO ADJETIVAFaceFacialDe faceOssoÓsseoDe ossoOuroÁureoDe ouroPaiPaternoDe pai
Plural: rostos |ô|.
A diferença é nenhuma em relação à realidade designada. Todos estes vocábulos significam «parte anterior da cabeça humana», ou seja, «cara», podendo também ser usados como termos equivalentes a «expressão». ... Assim, face é termo mais formal que cara e rosto.
Plural: rostos |ô|.
Assim, face é termo mais formal que cara e rosto.
A expressão «descair o semblante» (ou, na ordem direta, «o semblante descair») significa, geralmente, «ficar com expressão abatida, triste». Note-se que, com base no particípio passado de descair, também se regista descaído como adjetivo, na aceção «prostrado, abatido» (Dicionário Houaiss).
adjetivo Que faz carranca (cara feia); que tem um semblante carregado, sombrio. Que está mal-humorado; de aparência sisuda, carregada; aborrecido.