jingle |djinguel| Breve tema musical destinado a introduzir ou a acompanhar uma emissão ou uma mensagem publicitária.
Gera expres- sividade, associações e sentimentos para com o anúncio publicitário, e dessa forma, ajuda a identificar e realçar o produto e a marca. Jingles e sons são facilmente reco- nhecidos e lembrados pelo receptor, pois o som é um poderoso incitador emocional e comportamental (Allan, 2006; Silva, 2007).
Jingle x paródia Diferentemente do jingle, a paródia é uma adaptação de uma música já existente, na qual se usa a melodia e adiciona uma nova letra, geralmente com cunho divertido ou, até mesmo, educativo — já que muitos professores fazem uso desse recurso para fixar a matéria na mente dos estudantes, por exemplo.
Trata-se de uma música ou canção curta utilizada em publicidade e propaganda para divulgar um produto ou serviço.
Mais que contagiar, o jingle também tem de vender o candidato. O desafio é juntar em um minuto o nome, o número e a principal proposta do político. Geralmente, essas informações vêm no refrão, que se repete e fixa uma ideia. Em campanhas mais curtas na TV, essa concisão pode desempenhar um importante papel.
Um exemplo do uso da música como mercadoria são os jingles, que classificados como mensagens publicitárias, têm com o objetivo simples a memorização de uma informação. ... Nas propagandas, ela possui o mesmo objetivo.
O jingle é a interseção dessas duas áreas, é a peça publicitária que se utiliza da música para atingir melhor seu objetivo. Mostra ainda a importância e influência da música na sociedade, fazendo uma abordagem de elementos musicais e uma básica explanação da teoria musical.
O que é Jingle: Jingle é um termo inglês cujo significado refere-se à música composta para promover uma marca ou um produto em publicidades de rádio ou televisão. ... Por exemplo, o tilintar das chaves seria dito em inglês jingle of keys. Esse tilintar muitas vezes é o som que resulta do choque entre dois metais.