A fonética é o ramo da linguística que lida com os sons da fala e a sua produção, combinação, descrição e representação por símbolos escritos. A fonética é conhecida como o estudo dos sons da fala humana usando a boca, garganta, cavidades nasais e os pulmões.
Em sentido mais elementar, a Fonética é o estudo dos sons ou dos fomeas, entendendo-se por fonemas os sons emitidos pela voz humana, os quais caracterizam a oposição entre os vocábulos. Quando proferimos a palavra aflito, por exemplo, emitimos três sílabas e seis fonemas: a-fli-to.
Fonética é a ciência que estuda os sons da fala a partir de diferentes perspectivas: a articulatória, a acústica e a perceptual ou auditiva. A fonética articulatória descreve o modo como os sons, consoantes e vogais, são universalmente produzidos pelo aparelho fonador humano.
Fonética Articulatória Essa ramificação da Fonética preocupa-se com os aspectos fisiológicos e articulatórios da produção dos sons de uma língua, ou seja, estuda o local em que os sons são produzidos no aparelho fonador.
fonética perceptiva Ramo da fon tica que estuda a resposta de percep o aos sons da fala, sendo intervenientes nessa percep o o ouvido, o nervo auditivo e o c rebro.
A Fonética e a Fonologia são ramos da Linguística que estudam os sons da fala humana e como eles são produzidos, ou seja, "tanto a fonética quanto a fonologia investigam como os seres humanos produzem e ouvem os sons da fala" (Seara, 2008:11). ...
Fonologia é a área da Linguística que estuda a gramática dos sons, isto é, o sistema de sons da língua. À fonologia cabe descrever os fonemas, as regras de combinação dos sons para formarem unidades maiores, tais como a sílaba e as regras de atribuição do acento prosódico.
Classificação fonética dos sons* De acordo com a fonética articulatória, os sons produzidos na linguagem humana são chamados fones ou segmentos. Esses sons podem ser divididos basicamente em três grupos: consoantes, vogais e semivogais (ou glides).
A Fonética pode dividir-se em três ramos distintos, assim, surgiu a Fonética Articulatória, que analisa os movimentos dos órgãos articulatórios na produção da fala, a Fonética Acústica, que por sua vez se dedica ao estudo das propriedades físicas dos sons da fala e por fim a Fonética Perceptiva, que tem como função o ...