Significado de Estróbilo substantivo masculino [Zoologia] Conjunto dos segmentos (ploglótides) com os quais são formados os corpos das tênias. [Botânica] Composição estrutural das flores ou dos frutos que caracterizam as plantas coníferas; cone.
O estróbilo masculino produz pequenos esporos chamados grãos de pólen. O estróbilo feminino produz estruturas denominadas óvulos. ... Então, um grão de pólen pode formar uma espécie de tubo, o tubo polínico, onde se origina o núcleo espermático, que é o gameta masculino.
Os rizoides são protuberâncias que se estendem a partir das células epidérmicas inferiores de briófitas e algas. Eles são semelhantes em estrutura e função aos pelos radiculares das plantas terrestres vasculares. Estruturas semelhantes são formadas por alguns fungos.
Nas gimnospermas, não se observa a presença de flores, sendo, em alguns casos, o estróbilo chamado erroneamente dessa forma. Os estróbilos, também chamados de cones, são, na realidade, estruturas reprodutoras que possuem folhas modificadas capazes de produzir esporos.
A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa ´bolsa´, e sperma, ´semente´. São plantas que possuem sementes protegidas por frutos e também apresentam flores.
Os tubos polínicos agem como condutos para transportar as células do gâmeta masculino do grão de pólen, seja do estigma (em planta com flor) para os óvulos na base do pistilo ou diretamente através do tecido do óvulo em alguns gimnospermas.
As eufilófitas consistem de duas linhagens, as espermatófitas, ou plantas com sementes, que inclui as plantas com flor (angiospermas) e as gimnospermas (coníferas e grupos relacionados), e os monilófitos (ou fetos), bem como vários grupos fósseis extintos.
[ Biologia ] Que se assemelha a uma raiz (ex.: estrutura rizóide ). 2. [ Botânica ] Filamento delgado e parecido com uma raiz, que, em alguns organismos vegetais, como algas ou musgos, funciona como órgão de fixação e ajuda na absorção de água e sais minerais.
Estrutura vegetal com morfologia e/ou funções semelhantes às da raiz. Os rizoides que ocorrem nos gametófitos de briófitas e plantas vasculares são semelhantes aos pelos radiculares. Nas pteridófitas, têm por função a fixação do gametófito e a absorção de água e substâncias nela dissolvidas.
Os estróbilos, também conhecidos como cones, são estruturas geralmente confundidas com flores, porém não devem ser assim nomeadas. Encontrados principalmente em gimnospermas, os estróbilos são responsáveis pela formação dos gametas.