Significado de Dominante Que prevalece; preponderante; influente, predominante. Genét. Diz-se do caráter biológico manifesto, em oposição ao caráter recessivo, que permanece latente.
Significado de Recessivo Diz-se do caráter hereditário ou gene que só se manifesta na ausência do gene contrário, dito dominante.
Que subsiste em estado latente; que não se manifesta.
substantivo feminino Caráter do que é predominante; predomínio. Estado do que está em primeiro lugar, do que tem domínio ou influência: a predominância dos mais fortes. Condição do que está em excesso, em maior quantidade: a predominância da pobreza em alguns países. Etimologia (origem da palavra predominância).
Diz-se de um carácter genético, ou do gene seu portador, que se manifesta quando presente num só dos dois cromossomas homólogos (gene dominante). O outro cromossoma é portador de um gene recessivo.
O gene dominante nem sempre aparece com maior frequência na população. Para encontrá-lo é preciso olhar para a expressão fenotípica do heterozigoto. Se o heterozigoto apresentar o fenótipo de A1, o A1 é dominante. Se o A2 fosse o determinante do fenótipo do heterozigoto, ele seria o dominante.
Recessivo: é o gene que só se expressa quando em dose dupla, pois na presença de um dominante, ele se torna inativo, como é o caso dos heterozigotos. Isso ocorre porque a proteína produzida pelo gene recessivo é defeituosa e às vezes não funcional.
Os homozigotos, também conhecidos como puros, são constituídos por pares de genes alelos idênticos no mesmo lócus. ... Se os alelos nos cromossomos homólogos são iguais, consiste em um homozigoto. Mas, se os alelos são diferentes, o indivíduo é chamado de heterozigoto.