substantivo masculino Remédio líquido que se aplica, em gotas, sobre a conjuntiva.
Colírios são medicamentos elaborados com substâncias que combatem infecções e inflamações..
do Acordo Ortográfico de 1990). Do ponto de vista estritamente fonético, porém, será uma palavra grave ou paroxítona se o -u- for pronunciado como semivogal e será esdrúxula ou proparoxítona se o -u- for pronunciado como vogal.
Os colírios podem ser classificados em cinco tipos: Lubrificantes – são indicados em casos de baixa lubrificação dos olhos, ardor e irritação provocados por poluição, calor ou vento, além de ser uma boa opção para quem usa lentes de contato.
Requisitos dos colírios Esterilidade Limpidez (soluções) Isotonia: a lágrima tem tonicidade = solução de NaCl 0,9% o olho tolera tonicidade entre 0,6 a 1,8% de NaCl.
SOLUÇÃO OFTÁLMICA 1ml corresponde a 29 gotas Cada ml contém: 4 mg de cetorolaco trometamol. Excipientes: cloreto de benzalcônio, edetato dissódico, octoxinol 40, cloreto de sódio, hidróxido de sódio e/ou ácido clorídrico para ajuste do pH e água purificada.
Colírios Anti-inflamatórios Alguns exemplos de colírios com ação anti-inflamatória, indicados para prevenção e tratamento da dor e da inflamação são o Acular LS, Maxilerg, Nevanac ou Voltaren DU, por exemplo.