Referencial, movimento, repouso e trajetória são conceitos básicos de Cinemática, parte da Física que estuda os movimentos. A Cinemática é a parte da Mecânica que estuda os movimentos sem que haja preocupação com suas origens.
Significado de Cinemático adjetivo Relativo à cinemática.
A história da cinemática Isaac Newton, em 1687, propôs a existência de uma força de atração entre dois corpos quaisquer do universo: a lei da gravidade. Logo estava explicados a cinemática de Galileu e o movimento planetário de Kepler.
A cinemática estuda o movimento dos corpos, indicando o deslocamento, a velocidade e a aceleração em cada instante. Porém, neste ramo da Física, não são consideradas a massa dos corpos nem as forças que são aplicadas sobre eles.
Dizemos que um móvel qualquer está parado ou em repouso quando sua posição não varia em relação a determinado referencial. O objeto móvel está em movimento quando sua posição varia em relação a determinado referencial. Um mesmo objeto pode estar em repouso em relação a um referencial e em movimento em relação a outro.
A Cinemática é a parte da mecânica que estuda os movimentos dos corpos e das partículas. ... Para entender melhor a cinemática, precisamos estar a par de variáveis como Deslocamento, Velocidade, Tempo e Aceleração.