- Trata das medidas físicas do corpo humano; - A realização das medidas deve ser feita por meio de critérios padronizados (postura, com ou sem calçado, etc.) Todas as populações humanas são compostas por indivíduos de diferentes tipos físicos ou biótipos.
As principais medidas antropométricas utilizadas nos serviços de saúde são: peso, altura, circunferência abdominal e cefálica. Mais do que realizar uma ação rotineira, essas medidas fazem parte da vigilância em saúde.
Antropometria é uma palavra grega (Antropo: Homem; Metria: Medida), pode ser definida, portanto, como o estudo das medidas do homem, ou ainda como "o estudo das medidas físicas do corpo humano" 7.
A antropometria é a ciência que estuda as características do ser humano com relação a estrutura corpórea, utilizando as medidas corporais e também dos instrumentos de trabalho. ... A ergonomia utiliza das medidas antropométricas na dimensão do espaço de trabalho para alcançar mais conforto no local de trabalho.
A antropometria é a medida das dimensões físicas de uma pessoa. Dessa forma, inclui peso, circunferência abdominal, altura, Índice de Massa Corporal (IMC), percentual de gordura e índice de padrão de crescimento.
Antropometria é a medida das dimensões corpóreas. ... A interpretação das medidas antropométricas exige o uso de padrões de referência e de pontos de corte definidos, distinguindo os que necessitam e os que não necessitam de intervenção, permitindo ainda discriminar níveis de mal nutrição.
As medidas antropométricas comumente utilizadas são o IMC, a medida cintura abdominal e a relação entre a medida da altura e a medida da cintura abdominal.
Existem várias técnicas para realizar a avaliação de composição corporal:
Antropometria é um ramo da antropologia que estuda as medidas e dimensões das diversas partes do corpo humano. A antropometria está relacionada com os estudos da antropologia física ou biológica, que se ocupa em analisar os aspectos genéticos e biológicos do ser humano e compará-los entre si.
As medidas antropométricas são usadas para avaliar o tamanho, forma e composição do corpo humano. Refere-se ao estudo quantitativo das características físicas do homem e serve como uma ferramenta fundamental para determinar objetivamente as mudanças na composição corporal.