[ Religião ] Assembleia de eclesiásticos convocados por ordem do seu prelado ou de outro superior. ... [ Religião ] Assembleia de ministros ou pastores protestantes, ou de rabinos.
Anunciado em 2017 pelo papa Francisco, o Sínodo da Amazônia trata de assuntos comuns aos nove países do bioma, organizados em dois eixos: pastoral católica e ambiental. Depois de meses de escuta da população local, bispos e demais participantes se reúnem entre 6 e 27 de outubro, no Vaticano.
Refere-se ao "colégio episcopal" ou "corpo episcopal". ... O terceiro nível é o da Igreja universal, com o Sínodo dos Bispos. "O Sínodo dos Bispos, representando o episcopado católico, torna-se expressão da colegialidade episcopal dentro duma Igreja toda sinodal", afirma Francisco.
Tanto a palavra "sínodo" como a palavra "concílio", se referem a uma reunião de bispos. Mas agora com uma distinção importante: "concilio" se refere a uma reunião de todos os bispos, e sínodo se refere a uma reunião representativa de bispos. ... Os concílios decidem, os sínodos aconselham.
Um sínodo pode ser realizado por qualquer denominação religiosa, sendo muito comum entre os cristãos. Trata-se de uma reunião convocada pela autoridade eclesiástica.
Com o Sínodo, a Amazônia oferece à Igreja e ao Mundo a reflexão sobre a natureza, os rios, um outro modelo necessário e possível de vida pelo "Bem Viver" dos povos na busca pela "Terra sem Males". A Amazônia, pelo seu povo, oferece respostas a um momento de crise ecológica e humanitária.
Com o objetivo de discutir e repensar o papel da Igreja Católica em defesa da Amazônia, o chamado Sínodo da Amazônia, convocado pelo Papa Francisco, reunirá bispos no Vaticano entre os dias 6 e 27 de outubro.
Primeiro Concílio de Éfeso (431) Concílio de Calcedônia (451) Segundo Concílio de Constantinopla (553) Terceiro Concílio de Constantinopla (680)