incolor O berilo puro é incolor, mas pode ser matizado por impurezas; com as seguintes cores: o berilo verde é denominado esmeralda (presença de ferro férrico ou cromo), o berilo azul, de água-marinha (devido ao cromo e vanádio), o berilo rosa (devido ao manganês e ferro) é a morganita, o berilo amarelo brilhante e límpido ou ...
A denominação berilo se aplica ainda hoje a um mineral composto quimicamente por um silicato de alumínio e berílio, utilizado tanto como gemas, que recebem nomes específicos de acordo com as suas colorações, como em outros usos industriais.
O berilo exibe fratura concoidal, tem uma dureza de 7,5-8, um peso específico de 2,63-2,80. ... O berilo puro é incolor, mas é matizado frequentemente por impurezas; as cores possíveis são verde, azul, amarelo, vermelho, e branco. O seu nome tem origem no grego beryllos (bela cor azul-esverdeada da água do mar).
Somente quatro tipos de gemas são consideradas preciosas: diamante, rubi, esmeralda e safira.
Se o berilo possuir o elemento manganês em sua estrutura, será uma morganita, com tons que variam do rosa claro, passando pelo rosa alaranjado até o lilás. Para determinar a qualidade dessa gema, a cor é o principal fator levado em consideração, e quanto mais intensa, maior o seu valor.
Na sua grande maioria são minerais, de modo que gema e pedra preciosa são quase sinônimos. ... Essas não podem ser chamadas de pedras preciosas, simplesmente porque não são pedras. Existem dezenas de gemas e só o Brasil produz 90 tipos diferentes. Algumas são muito conhecidas e várias delas são citadas na Bíblia.