O GLP, popularmente conhecido como "gás de cozinha", é uma mistura de hidrocarbonetos líquidos: o propano e o butano comercial. É obtido pelo refino do petróleo e pelo processamento do gás natural nas UPGNs (Unidades de Processamento de Gás Natural).
Quais substâncias de carbono forma o GLP?
Essa substância trata-se de uma mistura de gases de hidrocarbonetos de baixo peso molecular, destacando-se o propano (três átomos de carbono com ligações simples entre si) e o butano (quatro átomos de carbono com ligações simples entre si).
O que é tipo de gás GLP?
De onde vem o GLP? O gás liquefeito de petróleo é formado pela combinação de butano e propano, dois gases derivados do petróleo. ... Ele é, como o nome diz, um gás liquefeito.
Qual o tipo de energia do gás de cozinha?
O gás natural encanado é uma fonte de energia extremamente versátil e é utilizada em casas e escritórios até no comércio, na indústria e em automóveis. Gás liquefeito de petróleo (GLP), mistura de hidrocarbonetos, predominando o propano e o butano.
O que dá cheiro ao gás de cozinha?
Não tem cheiro, por isso um composto a base de enxofre (mercaptana) é adicionado ao gás para revelar a sua presença caso haja vazamento. ...
Porque o gás de cozinha é pesado?
Gás de Botijão O gás de cozinha em botijão é chamado de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). ... A mistura gasosa tem quase o dobro da densidade do ar1, sendo o butano sozinho quase três vezes mais denso, de modo que, se ocorrer um vazamento a tendência é que haja acúmulo de gás próximo ao chão.
Qual a fórmula molecular do gás GLP?
A forma iso-butano (n-butano) também está presente no GLP, cuja fórmula molecular é C4H10.
Qual a diferença entre o GN e o GLP?
O GN e o GLP são gases com características e composições diferentes, e possuem variações em suas propriedades (poder calorífico, pressão de operação, etc). Por isso, ainda não existem aparelhos aquecedores de água "flex" no mercado – ou o aparelho foi produzido para funcionar com um gás, ou com o outro.
Quais são as substâncias que fazem parte da composição química do GLP?
As substâncias químicas que fazem parte da composição química do GLP são hidrocarbonetos de massa molar baixa, contendo de três a quatro átomos de carbono. Propano: alcano de cadeia normal ...
Por que o GLP é um combustível?
O uso do GLP como combustível foi proposto em 1911 e, desde então, não foi mais substituído. Sua utilização foi viabilizada porque sua queima não produz quantidade grande de gases tóxicos e poluentes, como os óxidos de nitrogênio, enxofre e carbono, além de ser um combustível que produz uma boa quantidade de calor.
Como funciona o envasamento do GLP?
Ainda com base no processo de envasamento, todos os recipientes que contém o GLP são enchidos até 85% de sua capacidade máxima, sendo que o restante de seu volume é utilizado na vaporização dos produtos, que ocorre com trocas de calor entre a parede do recipiente e as amostras no estado gasoso.