A origem dessas patologias está associada ao desgaste dos órgãos ou tecidos, o que ocorre de forma natural com o avanço da idade. Elas também são decorrentes de falhas no sistema imunológico, o qual ataca o próprio organismo. Há casos em que tais patologias surgem devido à condição hereditária do paciente.
O tratamento para reumatismo nos ossos deve ser orientado pelo ortopedista ou reumatologista, e pode incluir a toma de remédios, uso de pomadas, infiltração de corticoide, e sessões de fisioterapia, que são indispensáveis para o sucesso do tratamento.
Quais os sinais de reumatismo?
Não existe um único exame que permita diagnosticar definitivamente o reumatismo no sangue e, por isso, o médico, além de avaliar os sintomas, pode pedir vários exames como eletrocardiograma, ecocardiograma e exames de sangue, como o hemograma, VHS e o ASLO, por exemplo.
Entre os tipos mais comuns de reumatismo estão: artrite reumatoide, artrose, lúpus, osteoporose, gota, fibromialgia, tendinites e bursites.
Sintomas do reumatismo nas mãos O principal sintoma é a dor articular, manifestação que caracteriza qualquer forma de reumatismo. Além disso, podem haver edema (inchaço da articulação afetada), vermelhidão e enrijecimento das articulações.
Uma alimentação inadequada, rica em gorduras e alimentos inflamatórios contribui para o agravamento do quadro de inflamação. Ela pode, portanto, não somente levar ao surgimento de doenças reumáticas como, por exemplo, artrite reumatoide, como também piorar os seus sintomas.
O tratamento para a artrite reumatoide é individualizado. Atualmente, quando alguém é diagnosticado com a chateação, são receitados comprimidos conhecidos pela sigla DMARD (medicamentos modificadores do curso da doença). O metotrexato é o mais comum.
O termo reumatismo ou doença reumática são sinônimos e correspondem, não a uma doença específica e isolada, mas sim a um grupo vasto e variado de doenças, que tem em comum a dor e/ou inflamação das articulações como sua principal característica. Sendo assim, qualquer "dor na junta" pode ser considerado um reumatismo.
A artrite reumatoide é uma doença de origem autoimune marcada pela destruição progressiva de uma membrana que recobre as articulações. Estima-se que 2 milhões de brasileiros sejam afetados por essa condição, a maioria mulheres entre 30 e 50 anos.