A quarta dimensão e a ortogonalidade Três dimensões ortogonais do espaço são conhecidas como comprimento, largura e altura. Portanto, a quarta dimensão é a direção no espaço que está em ângulo reto com estas três dimensões observáveis.
Este é cientificamente diferente do real espaço quadridimensional. Formatos notáveis para a prestação de diferentes aspectos de uma "quarta dimensão" para filmes incluem Human 4D, Sensurround, Smell-O-Vision e 4DX.
A tecnologia saiu das telas de cinema, cada vez maiores e com mais definição, e foi parar nas poltronas. Com a chegada do chamado 4D, os assentos ganharam componentes eletrônicos, que aumentam a sensação de imersão do público.
"O mundo tem 3 dimensões. Alguns consideram a existência de uma quarta, mas ela seria o tempo, que não pode ser visto na tela do cinema", explica o professor de física Ênio Kaufmann. No cinema 4D, além de enxergar com a profundidade do 3D, o espectador sente na pele o que acontece no filme.
Esses exames podem custar cerca de R$ 2,00, e são feitos do mesmo modo que o ultrassom convencional, sem precisar de nenhum preparo especial. No entanto, recomendando-se apenas não utilizar cremes hidratantes na barriga e ingerir bastante líquidos no dia anterior ao exame.
O melhor período para realizar um ultrassom 3D ou 4D é entre 26 e 30 semanas de gestação. Nesta fase, o bebê começa a chupar o polegar ou fazer movimentos de sucção com a boca.
Seu objetivo é facilitar a modelagem, animação, renderização, texturização e iluminação em 3D para diversos fins e em vários nichos. Tanto para o cinema, como no filme Expresso Polar, quanto para jogos eletrônicos ou agências de publicidade.
O melhor período para realizar um ultrassom 3D ou 4D é entre 26 e 30 semanas de gestação. Nesta fase, o bebê começa a chupar o polegar ou fazer movimentos de sucção com a boca.