Casca de Cebola – Erva Quente. Casca de Alho – Erva Quente. Mamona – Erva Quente. Peregun Roxo – Erva Quente.
LELEKUN é uma tradicional fava muito utilizada nos ritos das nações candomblecistas. Serve de elemento de ligação entre o Òrun e o Àiyé. Proporciona o fortalecimento físico e espiritual do iniciado durante o período de reclusão.
Banho especial das ervas Coloque cinco folhas da erva do seu Orixá em um litro de água fervida. Deixe a mistura amornar, coe, acrescente um pouco de sal grosso e despeje em seu corpo, do seu pescoço para baixo, após tomar o banho diário, de preferência no período da noite. Repita o ritual três dias seguidos.
Ìrókò é o Òrìsà que mora na árvore gameleria branca, dotado de grande generosidade e responsabilidade. Usa o ókó (lança) e o ìko (palha-da-costa). Seu número é o 12 (odù Èjìlá Seborà). Sua saudação é "Ìrókò iná iso èro!" (Acalme-se fogo!).
As favas, simbolizam proteção e prosperidade, pertencem ao grupo dos Deuses protetores. No sacrifício que se costumava realizar na primavera, elas representavam a primeira dádiva vinda de baixo da terra, a primeria oferenda dos mortos aos vivos, o signo de sua fecundidade, ou seja de sua encarnação.
Modo de fazer Esfregue as folhas com as mãos em um recipiente com água, enquanto faz os pedidos. Tome o banho apenas do pescoço para baixo, sem molhar a cabeça.
Banho de descarrego Em uma vasilha, coloque um litro de água fervida, cinco folhas de laranjeira, duas folhas de manjericão, um punhado de erva-cidreira e duas rosas brancas. Deixe a mistura amornar, coe e adicione um punhado de sal grosso. Despeje a mistura no seu corpo, do pescoço para baixo.