As duas formas de vida dos cnidários são em forma de pólipo, em que se encontram fixos à uma base ou em forma de medusa, que possuem a capacidade de se locomover. ... Alguns exemplos de cnidários são: corais, água-vivas, caravelas, hidras e anêmonas-do-mar.
Reprodução dos cnidários Os cnidários são animais que podem reproduzir-se de maneira sexuada e assexuada. Em algumas espécies, é possível observar a alternância de gerações ou metagênese, na qual, em uma fase do ciclo, um organismo comporta-se como pólipo assexuado, e, em outra, como medusa sexuada.
Alimentação. Os cnidários apresentam sistema digestório incompleto, eles não apresentam ânus. ... Ao capturarem o alimento, com auxílio dos tentáculos, o introduzem na cavidade digestiva. Daí, são parcialmente fracionados por ação das enzimas, sendo os nutrientes distribuídos por todas as partes do corpo.
Um pequeno filo de animais marinhos pelágicos, semelhantes às medusas dos cnidários pela forma globosa birradial, pela mesogleia gelatinosa e pela transparência. Oque os diferem, é a ausência de células urticantes nos Ctenóforos. Ao contrário dos Cnidários, que se apresenta em todos os seres desse grupo.
As águas-vivas são classificadas no subfilo Medusozoa, que é uma parte importante do filo Cnidaria (celenterado) ao qual também pertencem corais, caravela portuguesa, anémonas-do-mar, vespa do mar, canetas marinhas, e a gorgônia. . É bom notar que nem todas as espécies do grupo Medusozoa são consideradas águas-vivas.
A reprodução assexuada pode ocorrer por brotamento ou estrobilização e a reprodução sexuada é feita através de gametas produzidos por células intersticiais. Existem espécies de celenterados monoicas e dioicas, e a fecundação pode ser interna ou externa.
As esponjas podem reproduzir-se de maneira assexuada por dois processos: o brotamento e a gemulação. O brotamento consiste na formação de um broto no corpo do animal, que, posteriormente, desprende-se do corpo da esponja-mãe, dando origem a uma nova esponja.
O aparelho de digestão dos cnidários é composto por boca, cavidade gastrovascular e gastroderme. O alimento é parcialmente digerido na cavidade gastrovascular e a digestão é completada pelas células que revestem a cavidade. O que não é aproveitado é eliminado pela boca.
Todos os celenterados, são carnivoros e eles se alimentam de duas maneiras: a primeira é a mais comum, é quando ele agarra a presa, leve a boca com um ou mais tentaculos, os celenteradfos podem atirar pequenos e envenenados dardos através dos tentaculos que, ou paraliza a presa, ou impede a sua fuga, mas isso é quando ...