Publicado na revista científica PNAS, o estudo liderado pela bióloga Dorothee Huchon revela que o Henneguya salminicola, um parasita que vive nos músculos de salmões, consegue sobreviver sem respirar oxigênio.
Dentre os mergulhos que foram observados, em 5% deles os animais ultrapassaram os 77 minutos, e mesmo assim, não demonstraram nenhum sinal de fadiga. Dos 23 animais, dois conseguiram atingir um novo recorde, no qual mergulharam por 3 horas e 42 minutos e o segundo por 2 horas e 43 minutos.
Os seres que respiram/Dependem de Oxigênio são os Aeróbios.
Os pequenos animais mediterrâneos pertencem a um grupo chamado loriciferas, uma categoria de animais tão incomum que só foi descoberta na década de 1980. Os loriciferas têm o tamanho de uma ameba grande, não maior que um décimo de milímetro. Eles vivem em sedimentos lamacentos no fundo do mar.
Em estudos anteriores, outros pesquisadores já tinham mostrado que o diafragma ajudava jacarés e crocodilos a respirar quando fora d'água. ... "É incrível, porque mostra que um pulmão pode ter ainda mais funções do que apenas respirar", diz Uriona.
Os tipos de respiração são: difusão, traqueal, branquial e pulmonar. A respiração é um processo que consiste basicamente na absorção do oxigênio do ambiente e na eliminação do dióxido de carbono do organismo.
E se ficarmos sem respirar? A falta de oxigênio leva ao mau funcionamento dos órgãos, prejudica a circulação e causa a morte dos tecidos.
Voltando para o estudo, os cientistas estimaram uma duração máxima de 33 minutos para os mergulhos profundos, após os quais as baleias precisam emergir à superfície e engolir um pouco de oxigênio atmosférico, ou retomar a "respiração anaeróbica", na linguagem dos pesquisadores.
No homem e em muitos outros animais terrestres, os movimentos do tórax* fazem com que o ar entre nos pulmões, órgãos que apresentam grande superfície interna e que absorvem o oxigênio de forma eficiente. Em seguida, o oxigênio passa para o sangue, que o distribui para o resto do corpo.
A respiração pulmonar ocorre em mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Nesse último grupo, a respiração pulmonar ocorre juntamente à respiração cutânea. A respiração branquial é aquela que ocorre em animais que possuem brânquias, estruturas finas em forma de lâminas e bastante vascularizadas.