Ouça em voz altaPausarNo caso da Hortelã, deve-se salientar que a forma isolada da pulegona possui efeitos convulsivos e abortivos; o limoneno e o felandreno efeito irritativo sobre a pele e o mentol efeitos narcóticos, estupefascientes e em menor escala, irritativos dérmicos.
Benefícios da hortelã
Pequenas flores de coloração violeta.
Ouça em voz altaPausarOs efeitos colaterais da Hortelã-pimenta estão relacionados com o consumo excessivo dessa planta, podendo incluir reações de alergia na pele como coceira, ardor, vermelhidão ou urticária, irritação das mucosas do estômago, como dor no estômago, enjoo, vômito, azia, sensação de barriga inchada ou má digestão.
Ouça em voz altaPausarSão usadas como anti-inflamatórios e funcionam como calmante natural. As propriedades medicinais vão além. A hortelã-pimenta também é consumida como descongestionante e expectorante, bactericida, antisséptico, para tratar enjoos e para auxiliar na digestão.
Ouça em voz altaPausarPlanta herbácea, a hortelã tem alturas variadas, de 15 cm até um metro de altura, possui folhas verdes, ovaladas, rugosas e aromáticas. A hortelã é erva aromática, rasteira, formando touceiras ramificadas. Possui flores branco violáceas, contidas em pequenos glomérulos terminais.
Ouça em voz altaPausarO chá de hortelã não tem o poder de curar a hipertensão, porém, o seu aroma relaxante pode auxiliar na diminuição do estresse e aliviar dores de cabeça, contribuindo assim para a redução da pressão arterial.
Ouça em voz altaPausarO chá de hortelã é uma bebida saborosa e indicada para quem quer emagrecer. Além de ajudar a fortalecer os órgãos digestivos, ele ativa as glândulas salivares e as enzimas digestivas, melhorando dores de estômago e facilitando a digestão.
Ouça em voz altaPausarAo redor do mundo existem cerca de 25 a 30 espécies diferentes de hortelã, todas pertencentes ao gênero Mentha.
Ouça em voz altaPausarPorém, popularmente no Brasil, costuma-se chamar de hortelã a Mentha piperita (seu nome científico), e de menta, a Mentha spicata. Há ainda sutis diferenças no paladar. Enquanto a hortelã tem sabor mais forte e picante, a menta é mais suave. Uma dupla perfeita para temperos e, principalmente, sucos e drinques.