Segundo Marx, a relação capital, trabalho e alienação promovem a coisificação ou reificação do mundo, tornando-o objetivo, sendo que suas regras devem ser seguidas passivamente pelos seus componentes.
A alienação (do latim, alienatio) significa estar fora de algo, estar alheio a algo. No caso da alienação do trabalho, ela é o efeito do trabalhador não ter acesso aos bens que ele mesmo produz. O conceito de alienação do trabalho é um dos principais conceitos desenvolvidos por Karl Marx ao longo de sua obra.
Podemos conceituar o trabalho alienado, como, aquele que tem a capacidade de tornar um trabalhador ou profissional alheio à atividade que ele se submete. Ou seja, o profissional estará desempenhando seu trabalho mecanicamente, sem a noção do que está fazendo, ignorando conceitos e normas éticas e cientificas.
O trabalho é a atividade por meio da qual o ser humano produz sua própria existência. Essa afirmação condiz com a definição dada por Karl Marx quanto ao que seria o trabalho. A ideia não é que o ser humano exista em função do trabalho, mas é por meio dele que produz os meios para manter-se vivo.
Segundo Marcuse, Marx exemplifica o trabalho alienado primeiramente pela separação entre o trabalhador e o produto de seu trabalho, e secundariamente pela relação do trabalhador com sua atividade (MARCUSE, 1960, p. 276).
Marx inicia sua análise apontando a alienação como o fato econômico principal de sua época, a partir da seguinte questão: O trabalhador torna-se tanto mais pobre quanto mais riqueza produz, quanto mais a sua produção aumenta em poder e extensão.
A alienação é um processo de exteriorização de uma essência humana e do não-reconhecimento desta atividade enquanto tal. No fim do processo de trabalho, o produto feito se transforma em algo estranho, independente do ser que o produziu.
No sentido filosófico, entende-se por alienação o processo ou estado em que algo ou alguém é ou se converte em um indivíduo estranho para si próprio (distante, desconhecido ou alheio, por exemplo). A pessoa perde a real noção de sua de identidade e de seu valor como indivíduo.
A luta de classes, que existe desde a Idade Média, envolve questões entre a classe dos proletários e a burguesia dentro da sociedade capitalista. ... Segundo Karl Marx, a luta de classes só acabará quando o sistema capitalista for banido e desaparecerem as classes sociais.