Segurança e saúde no trabalho estão interligadas, e atuam diretamente nas condições em que o colaborador labora. Essa dinâmica acontece sobretudo porque tanto uma quanto a outra apresentam um objetivo em comum: a proteção e a promoção do bem-estar — fundamentais para a qualidade de vida.
Qual a importância da área de saúde e segurança do trabalho? A área de saúde e segurança do trabalho (SST) é responsável pelo bem-estar físico e mental do trabalhador. Afinal, é a responsável pela manipulação ou exposição a agentes físicos, químicos, biológicos ou situações de risco de acidentes.
O Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional - PCMSO, consiste em um conjunto de medidas realizadas no âmbito da saúde e segurança do trabalho, com o intuito de prevenir e controlar agravos de origem ocupacional e, deste modo, preservar a integridade física e mental dos colaboradores.
O trabalho está estreitamente relacionado à saúde, ou seja, é preciso ter saúde para se ter condições de exercer qualquer tipo de atividade laboral. Porém, é certo que a falta de condições adequadas de trabalho pode gerar um transtorno na saúde humana- o que chamamos de doença.
Em resumo, a higiene do trabalho atua como medida preventiva, detectando, avaliando e controlando fatores que possam causar doenças, prejuízos à saúde física ou mental e desconforto para os trabalhadores. Dessa forma, assegura-se que a saúde ocupacional e a segurança do trabalho estejam sendo endereçadas e tratadas.
A saúde ocupacional tem como objetivo cuidar exclusivamente dos hábitos que influenciam diretamente o trabalhador. Uma das suas principais funções é a de trabalhar para prevenir doenças de trabalho, e problemas de saúde que podem ser causados por causa do trabalho em qualquer setor.
A Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas adotadas para minimizar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do funcionário. ... Outro benefício é a melhoria no ambiente de trabalho e nas relações entre patrões e funcionários.
Saúde e segurança do trabalho no Brasil São consideradas atividades perigosas aquelas em que o trabalhador tem contato com fatores de riscos de acidentes tais como inflamáveis, explosivos, energia elétrica, radiação ionizante ou exposição a roubos e outras violências físicas.
5 fatores que prejudicam a saúde e segurança do trabalhador