O ensino com a extensão aponta para a formação contextualizada às agudas questões da sociedade contemporânea. O ensino com a pesquisa aponta para o verdadeiro domínio dos instrumentos nos quais cada profissão se expressa, em seu próprio processo evolutivo.
Em seu Art. 207, a Constituição Federal estabelece que "As universidades (...) O Tripé é formado por: ensino superior, pesquisa universitária e extensão universitária, e a articulação entre cada um dos pilares rege a missão e dever das universidades no Brasil. ...
Existem inúmeras possibilidades. O ensino, por sua vez, refere-se à prática em que o aluno desenvolve o seu conhecimento por meio de atividades como monitoria das disciplinas universitárias, por exemplo. A extensão consiste em levar os conhecimentos adquiridos pelos alunos dentro da universidade para a sociedade.
Mario - Considera-se Projeto de Pesquisa aquele que visa a investigação de uma problemática seguindo metodologia científica. Projeto de Extensão aquele que tem como objetivo estabelecer um relacionamento entre a Instituição e a comunidade em que está inserida.
O objetivo da extensão é criar uma relação entre a comunidade e a universidade. Para isso, são desenvolvidas ações que possibilitem uma troca de conhecimentos. ... O ensino, pesquisa e extensão têm sido fundamental para formar profissionais com habilidades em diferentes áreas e com um visão mais crítica da sociedade.
"O ensino com pesquisa precede o ensino para pesquisa, ou seja, para que as pessoas adquiram uma familiaridade com os mecanismos da investigação e se proponham atitudes necessárias para o olhar reflexivo que a pesquisa necessita, elas precisam ter a oportunidade de aprender esses processos, vivenciar ambientes que lhes ...
Dos três pilares, ensino, pesquisa e extensão, o pilar da pesquisa, como o próprio nome já diz, é a materialização de conhecimento a partir de novos estudos com base em problemas recentes a serem resolvidos.
O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão reflete um conceito de qualidade do trabalho acadêmico que favorece a aproximação entre universidade e sociedade, a auto-reflexão crítica, a emancipação teórica e prática dos estudantes e o signi cado social do trabalho acadêmico.
A Constituição Brasileira, em seu artigo 207, estabelece algo chamado de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. ... "As universidade gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão."
A atividade de ensino, como materialização dos objetivos e conteúdos, define uma estrutura interativa em que os objetivos determinam conteúdos, e estes por sua vez concretizam esses mesmos objetivos na planificação e desenvolvimento de atividades educativas.