Da relação entre a compreensão e a extensão podemos extrair a seguinte regra: "Quanto maior é a compreensão menor é a extensão". O mesmo é dizer: quanto mais nos afastamos do individual, menor é a compreensão, e maior é a extensão.
Compreensão e extensão variam na razão inversa. À medida que aumenta a extensão, diminui a compreensão e, À medida que diminui a extensão, aumenta a compreensão, ou seja, quanto maior é o número de elementos a que o conceito se aplica (extensão), menor a quantidade de características comuns (compreensão).
A compreensão/intensão de um conceito consiste nas qualidades, características, propriedades ou notas que constituem e definem o conceito. Por exemplo, a compreensão do triângulo é: polígono de três lados. A extensão/denotação de um conceito consiste nas coisas/elementos ou membros que são abrangidos pelo conceito, i.
A extensão é o conjunto de coisas designadas por um termo ou uma categoria. Por sua vez, a compreensão representa o conjunto de propriedades que foi designada por esse termo ou essa categoria. Pela lógica aristotélica, a extensão de um conjunto é inversamente proporcional à sua compreensão.
A extensão de um nome, ou de um termo singular em geral, é o objecto referido por esse nome ou termo. ... A extensão de um predicado é constituída por aquelas coisas a que o predicado se aplica. Por exemplo, a extensão do nome "árvore" são todas as árvores.
Na filosofia, o Conceito consiste em uma representação mental e linguística de um objeto concreto ou abstrato. E o Termo é a unidade de representação do conceito.
Significado de Extensão substantivo feminino Dimensão ou tamanho de alguma coisa: extensão territorial. Continuidade num dado tempo; duração: a extensão da doença. Gravidade ou alcance de algo: não sei a extensão das enchentes.
O conceito de compreensão refere-se à acção de compreender e à faculdade, capacidade ou perspicácia de entender e assimilar as coisas.
Quanto maior a extensão de um termo, menor sua compreensão, e quanto maior a compreensão, menor a extensão. Se, por exemplo, tomarmos o termo Sócrates, veremos que sua extensão é a menor possível, pois possui todas as propriedades do termo homem e mais suas próprias propriedades enquanto uma pessoa determinada.
A Lógica pode ser entendida como o estudo do raciocínio dedutivo. Seus primórdios remontam ao filósofo grego Aristóteles, com as suas leis do discurso. Esse raciocínio dedutivo abordado na Lógica é composto por três instâncias: a LINGUAGEM + as REGRAS DE DEDUÇÃO/INFERÊNCIA + SEMÂNTICA.