A relação entre cinema e educação, seja no contexto da educação escolar ou da educação informal, é parte da própria história do cinema. ... Nesse contexto o cinema se torna uma ferramenta educativa cheia de potencialidades ao constituir-se em um meio de contribui para a mudança social.
São inúmeras as vantagens do cinema na escola para os estudantes. Entre elas, está a possibilidade de fortalecer o gosto pela arte, despertar a criticidade e reter a atenção dos alunos para assuntos que, normalmente, são repassados pelas aulas expositivas.
A utilização de filmes como formas pedagógicas em salas de aula, independente da temática ou gênero que o professor escolher, pode despertar no aluno o interesse pelo conhecimento e pela pesquisa, por meio o olhar. Além de possibilitar a liberdade ao aluno de pensar e de aprender de um modo diferente.
5. Atente-se a alguns pontos
Além disso, os filmes costumam ser bastante coerentes ao retratar o contraste entre cultura, sociedade e política. Isso quer dizer que ao assistir um filme você terá contato com uma história situada em um contexto que reflete características, reais ou fantasiosas, de uma sociedade, sua cultura e sua política.
O cinema é relevante, pois contribui para o processo de socialização realizado pela escola. "Ver filmes é uma prática social tão importante, do ponto de vista da formação cultural e educacional das pessoas, quanto a leitura de obras literárias, filosóficas, sociológicas e tantas mais" (DUARTE, 2002. Cinema & Educação.
A relação entre cinema e educação, seja no contexto da educação escolar ou da educação informal, é parte da própria história do cinema. Desde os primórdios das produções cinematográficas, produtores e diretores de cinema o consideravam como uma poderosa ferramenta para instrução, educação e reflexão humanas.
Além do seu caráter crítico, o cinema, considerado como produção audiovisual, também é um dos principais veículos propagadores de representatividade. Filmes que abordam a diversidade cultural do país são potenciais de ampliação da visão de mundo das pessoas.
O uso de vídeos e filmes em sala de aula surge como ferramentas que oportunizam a socialização, a aprendizagem e o desenvolvimento de diversos conhecimentos e habilidades. ... Sem dúvida, o professor além de ser educador e transmissor de conhecimento, deve atuar, ao mesmo tempo, como mediador.
Uma das principais ações do cinema é a capacidade de fazer o espectador se emocionar e refletir. Isso usado para tratar de questões importantes que envolvem nossa sociedade, resulta em uma ferramenta muito poderosa para atingir as pessoas de maneira diferente.