Os seus principais objetivos são a democratização dos meios de produção teatral, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo (tal como Paulo Freire pensou a educação) e do teatro. ...
A base do Teatro do Oprimido é a exploração de situações de opressão e a valorização da capacidade criadora e criativa de todas as pessoas, através da sua ativação enquanto sujeitos. A ativação das pessoas pretende-se para além do palco e é isso que faz com o Teatro do Oprimido seja um método para a emancipação.
Tudo começou quando o dramaturgo e diretor Augusto Boal, no começo dos anos 60, viajava pelo nordeste. Ele, junto com o grupo do Teatro Arena, apresentava um musical sobre a questão agrária para uma liga camponesa. O musical incitava os sem-terra a lutarem contra o latifúndio.
A solidariedade entre semelhantes é a parte medular do Teatro do Oprimido. Criado pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal, nos anos 70, busca não apenas conhecer a realidade,mas a transformá-la ao nosso feitio, a transformação da sociedade no sentido da libertação dos oprimidos.
Explicação: O "Teatro-Fórum" é uma técnica em que os atores representam uma cena até a apresentação do problema, e em seguida propõem aos espectadores que mostrem, por meio da ação cênica, soluções para o então problema apresentado.
Os dois princípios fundamentais da teoria de Delsarte são: O princípio da correspondência - "a toda função do espírito corresponde uma função do corpo e a toda grande função do corpo corresponde um ato espiritual." É a unidade corpo/alma, que Delsarte busca recuperar. É o ser humano na sua totalidade.
Augusto Boal Em 1986, Augusto Boal cria o Centro de Teatro do Oprimido como forma de difundir a técnica do Teatro do Oprimido no Brasil. Atualmente, esta técnica é utilizada como ferramenta de transformação social, política e artística em mais de 70 países.
Augusto Boal Criador do Teatro do Oprimido, Augusto Boal completaria 90 | Cultura.
"Reforço" – utilização de canto, dança, retro-projetor, jingles de publicidades e outros artifícios que reforce o que está sendo lido. "Concreção da abstração" – Busca-se o que está implícito na notícia (normalmente fatos que oprimem) e revela na forma concreta da imagem, através de grafismos ou cenas dramáticas.