2. Movimentação do Saldo da Conta Vinculada – o que diz a Lei: O artigo 20 da Lei do FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço traz um extenso rol das situações nas quais o titular pode movimentar os valores depositados em sua conta vinculada.
Dispõe sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, e dá outras providências. § 3º O direito de adquirir moradia com recursos do FGTS, pelo trabalhador, só poderá ser exercido para um único imóvel. ...
LEI Nº 8.036, DE . Dispõe sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, e dá outras providências.
O Governo Federal criou o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, pela Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966, com o objetivo de proteger o trabalhador regido pela Consolidação das Leis do Trabalho-CLT, contra despedidas sem justa causa, mediante a formação de um pecúlio a ser recebido quando da demissão.
Situações que permitem o saque total do FGTS: Dispensa sem justa causa; Rescisão por acordo entre empregador e empregado; Compra da casa própria; ... Complementar pagamento de imóvel financiado pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação);
Todos os empregadores ficam obrigados a depositar, em conta bancária vinculada, a importância correspondente a 8% da remuneração paga ou devida, no mês anterior, a cada trabalhador, incluídas na remuneração as parcelas de que tratam os artigos 4 da CLT (comissões, gorjetas, gratificações, etc.)
Art. 20. A conta vinculada do trabalhador no FGTS poderá ser movimentada nas seguintes situações: I - despedida sem justa causa, inclusive a indireta, de culpa recíproca e de força maior; * Inciso I com redação dada pela Medida Provisória nº 2.197-43, de 01 .
O Cálculo FGTS é simples: Calcule salários X 8%. Exemplo: Salário bruto de R$ 1.600,00 vezes 8% = R$ 128,00. Outra forma de Calcular FGTS é dividir e multiplicar por 1.600 : ( ) X 1.6,00. O Saldo FGTS é corrigido pela Caixa a uma taxa de 3% ao ano (cerca de 0,25% ao mês).
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, criado pela Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966, vigente a partir de 01 de janeiro de 1967, atualmente regido pela Lei 8.036, de , é gerido e administrado por um Conselho Curador.
A CLT surgiu pelo Decreto-Lei nº 5.452, de , sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas, unificando toda legislação trabalhista existente no Brasil. Seu principal objetivo é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas.