O fruto é uma estrutura presente apenas nas angiospermas, com a função principal de proteger as sementes.
Eles são desenvolvidos a partir do ovário da flor. ... Frutos são estruturas desenvolvidas a partir do ovário da flor, estão presentes somente nas angiospermas. Aqueles que se desenvolvem do ovário não fecundado são classificados como partenocárpicos, tendo a banana como um exemplo típico.
Além de sustentar as plantas, as raízes são responsáveis por absorver a água e os nutrientes do solo, essenciais para que ela possa realizar fotossíntese e crescer. Na ponta das raízes existe uma estrutura chamada coifa, que a protege na extremidade.
É o ovário fecundado que incumbe-se de proteger a maior riqueza de uma planta, a semente, guardando-a em seu interior.
A estrutura das sementes é constituída pelo embrião da planta revestido com seu suprimento nutricional. Sua origem decorre da fecundação da oosfera contida no óvulo. As sementes consistem no embrião da planta revestido com seu suprimento nutricional, geralmente o endosperma.
Após a polinização, o embrião se desenvolve, os tecidos do óvulo se desidratam e ambas as estruturas formam a semente. A parede do ovário se desenvolve em torno da semente e forma o fruto, que é também uma estrutura característica nas angiospermas.
Os frutos podem ser classificados em frutos carnosos e frutos secos. Os frutos carnosos são aqueles que têm pericarpo suculento. Eles são classificados em baga ou drupa. Os frutos carnosos do tipo baga apresentam sementes livres, ou seja, elas ficam dispersas no mesocarpo, sendo facilmente separadas do fruto.
Cada parte desempenha uma função importante para o vegetal, assim como os órgãos do corpo humano. ... Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução.
Frutos se apresentam como uma grande vantagem evolutiva, já que protegem as sementes e possuem adaptações que permitem com que sejam dispersos, no ambiente, com eficiência.
ovário Fruto: O fruto é o produto da fecundação entre as partes masculina e feminina da planta. O óvulo da plantinha dá origem à semente e o ovário se torna o fruto. O fruto, na verdade, tem a função de proteger as sementes e de preparar o solo, onde ela vai cair para facilitar a germinação.