Ludicidade é um termo que tem origem na palavra latina "ludus", que significa jogo ou brincar.
A ludomotricidade é uma abordagem teórico-prático dentro da psicomotricidade. Propõe uma análise filosófica, antropossociológica, o estudo do homem na sua relação consigo mesmo, e na transformação do meio através do comportamento motor típico das atividades lúdicas.
A palavra "ludus" vem do latim e significa "jogar e brincar". "Luderia" foi o termo criado para classificar esse novo tipo de empreendimento, que mistura produtos e serviços tradicionais de bares com o ambiente lúdico de jogos tradicionais do mundo inteiro.
O que é Ludicidade: O conceito de ludicidade compreende os jogos e brincadeiras, mas não se restringe a elas. ... A ludicidade permite que os exercícios de aprendizagem na educação infantil sejam adaptados à maneira como as crianças interpretam o mundo. Dessa forma, o conhecimento será absorvido de maneira leve e natural.
Na história antiga há relatos de que o ato de brincar era desenvolvido por toda a família, até quando os pais ensinavam os ofícios para seus filhos. Destacamos que para cada época e sociedade a concepção sobre educação sempre teve um entendimento diferenciado, logo o uso do lúdico seguiu tal concepção.
Pesquisas realizadas revelam que o jogo surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.
O lúdico na aprendizagem é capaz de desenvolver habilidades importantes, como atenção, imitação, memória e até imaginação. O cérebro humano se desenvolve por estímulos recebidos nos primeiros sete anos de vida. ... Através de brincadeiras, a criança tem apoio para superar dificuldades de aprendizado.