A origem do "uai" é misteriosa e cheia de histórias. Uma delas diz que essa era uma senha usada pelos inconfidentes no século 18, significando "União, Amor e Independência". Mas há quem diga que, na verdade, o "uai" surgiu em regiões onde ingleses trabalhavam na mineração.
Uai é uma interjeição utilizada particularmente no estado de Minas Gerais com o significado de dúvida, espanto ou surpresa. É um dos símbolos da linguagem e cultura mineira e um termo bastante utilizado para fazer referência aos mineiros.
Essa expressão, comumente utilizada por nativos das Minas Gerais, pode ser utilizada como vírgula, interjeição, interrogação ou qualquer pausa ou flexão na forma falada. a definição mais aceita pelos acadêmicos é a de que "Uai é uai, uai!" Você vai para casa? Uai, vou sim.
Popularmente, é consenso acreditar que a origem de uai se deu em Minas Gerais. De fato, existem evidências de que essa expressão teria se inserido no dialeto mineiro a partir do contato dessa comunidade com imigrantes ingleses e italianos no século XIX.
Como o povo mineiro tem as mesmas origens dos goianos e vice e versa o modo de falar que já era parecido ficou praticamente indistinguível. Dizem que quando os mineiros chegaram em Goiás, os goianos já usavam o famoso UAI.
Muito utlizados por mineiros para significar "alguma coisa", ou "coisa".
Há controvérsias quanto à origem desse típico dialeto caipira, muito falado em Minas Gerais e em Goiás. Para o filólogo Amadeu Amaral (1875-1929), essa expressão, que indica surpresa ou dúvida, teria surgido da mudança da palavra "olhai" (com o sentido de "preste atenção").
O mineiro ou montanhês é o dialeto do português brasileiro falado na região central do estado de Minas Gerais. ... As regiões do triângulo e do sul do estado mineiro falam um dialeto que mescla os dialetos mineiro e caipira, utilizando "R" retroflexo e mantendo ritmo típico do montanhês.
Famosa entre mineiros e goianos, a expressão "uai" possui duas hipóteses que explicam sua origem. Conhecida por fazer parte do modo de falar de mineiros e goianos, a palavra "uai" é usada para expressar espanto, surpresa ou impaciência.