O gastrocnêmio se origina a partir do fêmur por meio de duas cabeças. A cabeça medial se origina da superfície poplítea do corpo femoral e da superfície posterior do côndilo medial.
Função. A ação dos músculos da panturrilha, incluindo o sóleo, é a flexão plantar do pé (isto é, eles aumentam o ângulo entre o pé e a perna).
O tratamento inclui o método RICE: Repouso, gelo (em inglês "ice"), compressão e elevação. O estiramento do sóleo deve ser diferenciado do estiramento do gastrocnêmio, que normalmente é secundário a lesões causadas por movimentos rápidos, como pular ou correr em velocidade.
A bursa do gastrocnêmio separa as 2 porções do músculo dos côndilos femorais. A bursa medial é mais proeminente, uma vez que a porção medial do gastrocnêmio é tipicamente maior. Esta bursa é frequentemente contínua à cápsula articular do joelho.
- O gastrocnêmio nada mais é do que a panturrilha, que possui três músculos. É chamado triceps sural da perna. Há o gastrocnêmio medial, o gastrocnêmio lateral e o músculo sóleo, que é o mais profundo deles.
Age como flexor do joelho e flexor plantar do pé. Além de flexionar o joelho tem uma outra função importante na circulação, pois age como um "segundo coração", mesmo relaxado, o músculo realiza pequenas contrações, auxiliando na volta do sangue venoso (rico em CO2) a voltar para o coração.
Músculo situado na região posterior da perna, por baixo dos músculos gémeos, inervado pelo nervo tibial. É elevador do calcanhar e extensor do pé, sendo um músculo fundamental da marcha.
Os remédios indicados são os anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, sob orientação médica. Passar a pomada de Arnica ou Cataflan no local, além de diminuir a dor, diminui a inflamação, sendo uma boa opção para complementar o tratamento.