HISTÓRICO: O alquerque é um jogo muito antigo, sendo encontrado traços de seu tabuleiro em gigantescos blocos de pedra no templo de Kurna, no Egito, construído por volta de 1400 a.C. Afonso X, rei de Leão e Castela (1251-1282) menciona o Alquerque em seu famoso livro de jogos.
Se uma peça se encontra junto a uma peça adversária (em direcção para a qual se possa mover) e a casa a seguir, depois da peça adversária está livre, então o jogador tem que capturar a peça adversária saltando-lhe por cima e removendo-a do tabuleiro.
Porque, na Idade Média, era um passatempo quase exclusivamente feminino. ... As trocas entre europeus, gregos e egípcios enfim popularizaram-no Europa afora e, como era praticamente restrito às mulheres, acabou rebatizado. No Brasil, foi oficializado como esporte para ambos os gêneros a partir de 1930.
Jogo da dama O objetivo do jogo é eliminar todas as peças do adversário, fazendo com que as suas peças cheguem à última linha do campo rival, formando assim as "damas", peças duplas que podem se movimentar em todas as direções do tabuleiro.
Tsoro Yematatu significa "jogo de pedras jogado com três", sua origem se deu no continente Africano no país Zimbábue. O jogo relaciona, em sua confecção, conceitos geométricos de triângulos, sendo indicado para crianças com idade a partir de 10 anos.
Mancala O Mancala é um jogo de tabuleiro que envolve duas pessoas, sendo jogado em um tempo de aproximadamente 10 minutos. Pelas estratégias de ação, contagem e captura, ele é comparado ao Xadrez.
Objetivo: Imobilizar o adversário, o que normalmente se consegue capturando a maior parte das suas peças.
Os árabes o batizaram de Alquerque e contribuíram para difundir o jogo de dama com suas invasões a Espanha no início do século VIII.
O Jogo de Damas nasceu entre 20 AC, quando os africanos criaram a promoção (Dama). Os Faraós do Egito jogaram este jogo por volta de 3.500 anos atrás. De acordo com o filósofo Platão, a Grécia emprestou os jogos de tabuleiros do Egito. Junto com estes jogos, estava o Jogo de Damas.