Jacarandá é o nome dado para o gênero de um conjunto de árvores que constituem a família das Bignoniaceae, e cuja madeira é utilizada principalmente para a fabricação de móveis. Etimologicamente, o nome jacarandá surgiu a partir do tupi-guarani iakarandá.
Tem propriedades antisséptico e antibiótico. A árvore é usada para tratar a hepatite e, na tradição popular, flores, folhas e cascas servem para aliviar nevralgias e varizes. ... Recomendam-se banhos quentes com a folha de jacarandá para tratar feridas e infecções da pele.
O Jacarandá Mimoso é uma árvore exótica de grande porte, atingindo de 5 a 10 metros de altura, com tronco de 30 a 40 cm de diâmetro, com origem na Argentina, possui floração lilás no período de estiagem. Árvore de até 15 m de altura, com casca fina e acinzentada.
Sua variação da cor também é destaque: caracterizada pelo seu tom rico que vai do marrom ao roxo, faixas mais escuras contrastantes são comuns, formando padrões de "teia de aranha".
Jacarandá, jacarandá-mimoso, caroba, carobinha ou carobaguaçú é o nome comum de várias espécies pertencentes à família Bignoniaceae, que não devem ser confundidas com o jacarandá-da-bahia (Dalbergia nigra) nem com o jacarandá-paulista (Macherium villosum), ambos da família Fabacea.