Detetive é uma palavra de origem inglesa, detective, cujo significado é pilhar, investigar e desmascarar. A profissão pode se ramificar entre a de Agente de polícia ou Detetive particular cuja função é investigar e obter informações e provas difíceis de encontrar.
Utilizado pela maioria das Polícias Civis, o nome "Investigador de Polícia" é substituído em alguns estados pela denominação Inspetor de Polícia, Detetive de Polícia, e ainda Agente de Polícia.
O detetive é o profissional responsável por investigar um fato em busca de uma solução, como localizar uma pessoa desaparecida, desvendar fraudes ou até mesmo casos de traição conjugal.
Os detetives que servem ao Estado fazem parte da Polícia Civil. Ou seja, esses profissionais são os investigadores de polícia – ou detetives de polícia. ... Já o detetive ou investigador que atua na área privada, não pode. Esses são os investigadores particulares.
investigator {subst.} dick {subst.}
1 detetive. 2 cientista, observador, pesquisador.
Portanto, evidências obtidas por meio de fotos, vídeos e até mesmo áudio gravados em registros feitos pelo detetive são conseguidas.
Dessa forma, o detetive somente praticará o crime de perseguição caso se desvie dos propósitos investigativos previstos na Lei n. 13.432/17 e passe a atuar de forma a perseguir a pessoa que é acompanhada, na forma do art. 147-A do Código Penal.
O detetive particular não é policial e não tem nenhum poder judiciário. Sendo assim, ele é uma pessoa que precisa seguir a lei assim como os outros cidadãos. Ele deve agir como um paparazzo na vida do investigado, de modo eficiente e sigiloso. Mas ele apenas pode utilizar mecanismos que a lei permite.
Credibilidade, confiança e comprometimento são os pilares do trabalho de um detetive. ... Além de ser um trabalho que mexe com o emocional das pessoas, precisa de tato, credibilidade e comprometimento com a vida dos envolvidos. E estas características só um detetive de qualidade pode reunir.